Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17720

Title: "Num mundo em evolução rápida e turbulenta, as ciências sociais em questão"
Authors: Santos, José Rodrigues dos
Keywords: Ciências sociais
Cultura Geral
Mudança societal
Social Sciences
Change
Curricula
Issue Date: Dec-2013
Publisher: Sociedade Angolana de Sociologia / Luanda / Angola
Citation: Santos, José Rodrigues dos. "Num mundo em evolução rápida e turbulenta, as ciências sociais em questão". Revista Angolana de Sociologia, Dezembro de 2013, n.º 12, pp. 47-63.
Abstract: Neste texto o autor interroga o lugar das Ciências Sociais (CS) num mundo que outorga cada vez mais um privilégio absoluto às tecno-ciências, à “Big Science”, e às suas aplicações tecnológicas. A tese exposta é a de que as mudanças que o mundo actual conhece colocam, pela sua profundidade e pela velocidade a que se operam, um desafio às nossas sociedades, desafio que só as CS podem sustentar: o da compreensão e da condução dos processos de transformação social e das suas consequências. Para responder ao desafio, as CS devem desenvolver uma dupla estratégia científica: ao nível epistemológico, a de elaborar os conceitos e os instrumentos de investigação; e ao nível do ensino, nomeadamente ao nível superior, fomentar uma aprendizagem criteriosa das CS, inserindo-as nos currículos. Os objectivos serão o de fundar uma nova “cultura geral” dos cidadãos, e o de produzir conhecimento operacional em benefício das políticas de desenvolvimento económico, social e humano das nossas sociedades. / / ABSTRACT The author interrogates the place of the Social Sciences (SS) in a world that increasingly grants an absolute privilege to techno-science, “Big Science”, and its technological applications. The exposed thesis is that the changes affecting the present world, because of their depth and the speed at which they occur, set a challenge to our societies that only SS can sustain: the understanding and management of processes of social change and its consequences. To meet the challenge, the SS must develop a dual scientific strategy: at the epistemological level, they ought to develop the concepts and tools for research; at the institutional level, including the higher academic levels, there should be a thorough learning of SS, giving them a full place in the curricula. The aims will be the founding of a new “general culture” and grounded citizenship, and producing operational knowledge for the benefit of the political, economic, social and human development of our societies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17720
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
José Rodrigues dos Santos.pdf91.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois