|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17720
|
Title: | "Num mundo em evolução rápida e turbulenta, as ciências sociais em questão" |
Authors: | Santos, José Rodrigues dos |
Keywords: | Ciências sociais Cultura Geral Mudança societal Social Sciences Change Curricula |
Issue Date: | Dec-2013 |
Publisher: | Sociedade Angolana de Sociologia / Luanda / Angola |
Citation: | Santos, José Rodrigues dos. "Num mundo em evolução rápida e turbulenta, as ciências sociais em questão". Revista Angolana de Sociologia, Dezembro de 2013, n.º 12, pp. 47-63. |
Abstract: | Neste texto o autor interroga o lugar das Ciências Sociais (CS) num mundo que outorga cada vez mais um privilégio absoluto às tecno-ciências, à “Big Science”, e às suas aplicações tecnológicas. A tese exposta é a de que as mudanças que o mundo actual conhece colocam, pela sua profundidade e pela velocidade a que se operam, um desafio às nossas sociedades, desafio que só as CS podem sustentar: o da compreensão e da condução dos processos de transformação social e das suas consequências. Para responder ao desafio, as CS devem desenvolver uma dupla estratégia científica: ao nível epistemológico, a de elaborar os conceitos e os instrumentos de investigação; e ao nível do ensino, nomeadamente ao nível superior, fomentar uma aprendizagem criteriosa das CS, inserindo-as nos currículos. Os objectivos serão o de fundar uma nova “cultura geral” dos cidadãos, e o de produzir conhecimento operacional em benefício das políticas de desenvolvimento económico, social e humano das nossas sociedades. / / ABSTRACT
The author interrogates the place of the Social Sciences (SS) in a world that increasingly grants an absolute privilege
to techno-science, “Big Science”, and its technological applications. The exposed thesis is that the changes affecting
the present world, because of their depth and the speed at which they occur, set a challenge to our societies that only
SS can sustain: the understanding and management of processes of social change and its consequences. To meet the challenge, the SS must develop a dual scientific strategy: at the epistemological level, they ought to develop the concepts and tools for research; at the institutional level, including the higher academic levels, there should be a thorough learning of SS, giving them a full place in the curricula. The aims will be the founding of a new “general culture”
and grounded citizenship, and producing operational knowledge for the benefit of the political, economic, social and human development of our societies. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17720 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|