Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17642

Title:  Aquisição  de  competências  relacionais     pelos  estudantes  de   enfermagem
Authors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Editors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Keywords: Competências relacionais
estudantes de enfermagem
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Zangão, O & Mendes, F (2014). Aquisição  de  competências  relacionais     pelos  estudantes  de   enfermagem In Mendes, F.; Gemito, M.L.; Cruz, D. & Lopes, M. (2014). Enfermagem Contemporânea. Dez Temas, Dez Debates. Col. Oficinas Temáticas, nº2. Évora: Ed. Universidade de Évora. ISBN 978-989-20-5379-0.
Abstract: O desenvolvimento de competências relacionais é antes de mais um “processo de transformação individual na tripla dimensão do saber (conhecimentos), saber-fazer (habilidades) e do saber-ser (atitudes e valores éticos) ”(Dias, 2006: 14). Lopes (2011) salienta no seu estudo que a relação é especialmente importante, nomeadamente porque são os enfermeiros os que permanecem em contacto mais tempo com os utentes e por outro lado este contacto adquire em diversas circunstâncias um grau de intimidade inquietante. Portanto a relação estudante/utente não implica necessariamente uma presença constante, mas sim uma presença atenta durante todo o processo de cuidar. Refletir sobre o processo de aquisição de competências relacionais na preservação da intimidade, pelos estudantes do 1º ciclo de enfermagem. Metodológicamente foi realizada a combinação simultânea de métodos de investigação de natureza quantitativa e qualitativa, “porque acontece que os tipos de conhecimento que eles permitem adquirir se completam” (Fortin, 2009: 34), Questionário (estudantes); ICRA (estudantes); Observação não-participante (estudantes) e Entrevista semiestruturada (docentes). As suas respostas foram analisadas com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic (Statistical Package for Social Sciences) e da técnica de análise de conteúdo com recurso ao Software webQDA Software de Apoio à Análise Qualitativa versão 1.4.3 e ao Software Alceste 2010 (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensenble de Segments de Texte). No decurso deste estudo, obtivemos dados que nos permitiram entender a influência do processo de ensino-aprendizagem do estudante na aquisição e desenvolvimento das competências relacionais e na preservação da intimidade durante o processo de cuidar, articulando diferentes ambientes de recolha de dados, assim como diferentes abordagens de tratamento dos dados. É nossa convicção que a formação de enfermeiros assenta num modelo de desenvolvimento humano e parece-nos que ao propormos um modelo de bases teórico-metodológicas nesta dimensão das competências permite um ensino contextualizado numa realidade atual junto dos utentes a quem prestamos cuidados humanizados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17642
ISBN: 978-989-20-5379-0
Type: bookPart
Appears in Collections:ENF - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ebook_capitulo 2.pdf11.45 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois