|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17642
|
Title: | Aquisição de competências relacionais pelos estudantes de enfermagem |
Authors: | Zangão, Otília Mendes, Felismina |
Editors: | Zangão, Otília Mendes, Felismina |
Keywords: | Competências relacionais estudantes de enfermagem |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Zangão, O & Mendes, F (2014). Aquisição de competências relacionais pelos estudantes de enfermagem In Mendes, F.; Gemito, M.L.; Cruz, D. & Lopes, M. (2014). Enfermagem Contemporânea. Dez Temas, Dez Debates. Col. Oficinas Temáticas, nº2. Évora: Ed. Universidade de Évora. ISBN 978-989-20-5379-0. |
Abstract: | O desenvolvimento de competências relacionais é antes de mais um “processo de transformação individual na tripla dimensão do saber (conhecimentos), saber-fazer (habilidades) e do saber-ser (atitudes e valores éticos) ”(Dias, 2006: 14).
Lopes (2011) salienta no seu estudo que a relação é especialmente importante, nomeadamente porque são os enfermeiros os que permanecem em contacto mais tempo com os utentes e por outro lado este contacto adquire em diversas circunstâncias um grau de intimidade inquietante.
Portanto a relação estudante/utente não implica necessariamente uma presença constante, mas sim uma presença atenta durante todo o processo de cuidar.
Refletir sobre o processo de aquisição de competências relacionais na preservação da intimidade, pelos estudantes do 1º ciclo de enfermagem.
Metodológicamente foi realizada a combinação simultânea de métodos de investigação de natureza quantitativa e qualitativa, “porque acontece que os tipos de conhecimento que eles permitem adquirir se completam” (Fortin, 2009: 34), Questionário (estudantes); ICRA (estudantes); Observação não-participante (estudantes) e Entrevista semiestruturada (docentes).
As suas respostas foram analisadas com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic (Statistical Package for Social Sciences) e da técnica de análise de conteúdo com recurso ao Software webQDA Software de Apoio à Análise Qualitativa versão 1.4.3 e ao Software Alceste 2010 (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensenble de Segments de Texte).
No decurso deste estudo, obtivemos dados que nos permitiram entender a influência do processo de ensino-aprendizagem do estudante na aquisição e desenvolvimento das competências relacionais e na preservação da intimidade durante o processo de cuidar, articulando diferentes ambientes de recolha de dados, assim como diferentes abordagens de tratamento dos dados.
É nossa convicção que a formação de enfermeiros assenta num modelo de desenvolvimento humano e parece-nos que ao propormos um modelo de bases teórico-metodológicas nesta dimensão das competências permite um ensino contextualizado numa realidade atual junto dos utentes a quem prestamos cuidados humanizados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17642 |
ISBN: | 978-989-20-5379-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | ENF - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|