Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17584
|
Title: | Benny Goodman: o clarinete e a improvisação |
Authors: | Gaspar, Paulo Jorge Fialho |
Advisors: | Lopes, Eduardo |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Benny Goodman é uma referência essencial no contexto da ambivalência musical.
Enquanto desenvolvia uma carreira brilhante no contexto do jazz, Goodman teve
sempre uma estreita relação com a música e os compositores eruditos, da qual
resultaram algumas das obras do repertório para clarinete mais importantes da História.
Esta dissertação pretende mostrar esta ambivalência de Goodman através de três
aspectos essenciais: (1) interpretação do repertório que lhe foi dedicado, (2) o seu estilo
enquanto improvisador e (3) a sua contribuição para o ensino. Pretende-se fazer uma
reflexão sobre o pensamento do intérprete sobre as práticas a incorporar na performance
do repertório tradicional e daquele com influências do jazz, bem como sobre as
ferramentas para o desenvolvimento da capacidade de improvisação em diversos estilos
musicais. Em jeito de conclusão será apontada uma proposta metodológica para o
ensino do clarinete, que poderá também ser útil no ensino de outros instrumentos; ABSTRACT:Benny Goodman is an essential reference within the concept of musical ambivalence.
While developing a brilliant jazz career, Goodman always had a close relationship with
classical musicians and composers, which resulted in some of the most important works
of the repertoire for clarinet. This thesis intends to show Goodman's ambivalence
through three essential aspects: (1) the interpretation of the repertoire that was dedicated
to him, (2) his improvisational style, and (3) his contribution to education. A reflection
is made on the performer’s concepts regarding the performance practice of the classical
and jazz repertoire, as well as the tools to allow the development of improvisational
abilities in different music genres. In the final part it is presented a methodology for
clarinet teaching, which may also be useful when teaching other instruments. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17584 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|