Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17572

Title: Sobre o divagar filosófico de Albert Cossery
Authors: Sales, Thiago de Oliveira
Advisors: Rivera, Jorge Alberto dos Santos Croce
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Cultor de uma alegre descrença, avesso ao discurso engajado e, acima de tudo, certo de que nunca é tarde para quem nada espera, Albert Cossery tornou-se conhecido como o “Filósofo da Preguiça” – último exemplar de autêntico dandy a circular pelas ruas de Paris. Se prevaleceu esta imagem, senão caricatural, bastante redutora, nas poucas apreciações de sua obra, uma leitura hermenêutica encontra, porém, uma rica constelação de propostas subjacentes ao seu aparente discurso fatalista: há uma vida nova para quem percebe as dádivas por detrás do trágico, ou, mais que isto, uma oportunidade para reconciliar-se com o mundo e a própria impostura que o sustenta. Uma incursão no seu universo filosófico acaba por descortinar uma singular tradição de autores a tratar toda atividade humana enquanto “feliz divagação” ou “libertadora vagabundagem” – referimo-nos ao pregador do Livro de Eclesiastes e a Luciano de Samósata, ou mais contemporaneamente a Carlo Michelstaedter e a Pitigrilli, dentre outros. Para a devida exposição destas idéias, a tese apresenta-se dividida em duas partes. Na primeira, encontra-se a exposição dos princípios metodológicos utilizados e a sistematização do próprio método de Cossery – o qual consiste num jogo de inversões e exageros, com recurso constante à caricatura de problemas filosóficos. Este jogo constrói, por sua vez, um herói vagabundo perpassado por uma íntima desmesura. Feito isto e, já num segundo momento da tese, os temas recorrentes na obra do autor serão analisados – o trabalho, a liberdade e a ética da divagação, que sustentam a apologia da vagabundagem. Surgindo descontinuamente na obra, estas temáticas convergem numa experiência da aceitação do irrelevante, do banal, do patético, que se assumem como momentos reveladores da condição do homem e do mundo: afinal, é por detrás da aparente irrelevância de nosso deambular que clamamos por mais vida; Abstract: On Albert Cossery's Philosophical Wandering (Under the orientation of Prof. Dr. Jorge Alberto dos Santos Croce Rivera) Keeping a joyful disbelief, loathing to engaged discourse but mostly and above all, sure that time isn't an issue for those who expect but nothing, Cossery became known as “The Philsopher of Laziness”, a man that used to walk around Paris like the last authentic dandy – or, at least, that’s the way he was described in a few books and articles about him. Though, an hermeneutic reading of his work raises a lot of ideas hidden behind his apparent fatalism: there is a new life for those who recognize gifts behind the tragic, and also an opportunity to reconcile with a world of deception. Furthermore, a foray into his philosophical universe reveals a tradition sustained by the idea of a “satisfied reverie” or a kind of “delivered idleness” and represented, for instance, by names such as the Preacher of Ecclesiastes, Lucian of Samosata, Pitigrilli, Carlo Michelstaedter, and others. To present these ideas, the thesis was divided into two parts. The first one is dedicated to expose the methodological principles adopted and, also, a Cossery’s method of systematization – wich is like a game of reversals and exaggeration that leads to caricature of the classical philosophical problems. At the same time, this methodological game rises the figure of a lazy hero crossed by a sort of “intimate excess”. In the second part, the thesis will show recurrent themes in Cossery’s work, among them: work, freedom, and the ethics of wandering (loitering). Appearing randomly along his work, these themes converge to an experience of “acceptance” about the irrelevant, the banal, the pathetic, now reinterpreted as revelatory moments of world and human condition: after everything else, behind the apparent irrelevance of our wandering, we beg for more life; Résumé: À propos de la divagation philosophique de Albert Cossery (Sous l’orientation du Professeur Jorge Alberto dos Santos Croce Rivera) Éducateur d´une joyeuse incrédulité, contraire au discours engagé et surtout certain qu´il n’est jamais tard pour qui rien n’espère, Albert Cossery a devenu connu comme le “Philosophe de la Paresse” – le dernier exemplaire d´un véritable dandy, qui a vécu l’élégance de la vie de Paris entre 1950 e 2000. Si cette image a prévalu, caricaturale et réductrice dans les rares articles et études sur son ouvre, une lecture herméneutique trouve au contraire une riche constellation de propositions sous-jacent à son apparent discours fataliste: Il y a une nouvelle vie qui peut être atteint pour qui reconnaît des dons derrière le tragique quotidien, il y a une opportunité pour se réconcilier avec le monde et l´imposture qui le soutien. Une incursion dans son univers philosophique permet découvrir une singulière tradition de pensée, enrichie par des auteurs pour qui toute l´activité humaine est “heureux divagation”, une “libertaire vagabondage” – soit le prédicateur de livre de l´Ecclésiastes et Luciano de Samósata, soit plus récemment Carlo Michelstaedter et Pitigrilli. Pour faire une adéquate exposition de ces idées, la thèse est divisée en deux partes: dans la première partie on trouve l´exposition des principes méthodologiques utilisés para notre herméneutique et la systématisation de le méthode de Cosserry, laquelle se constitue par un jeux de inversions et exagérations, en faisant toujours la caricature des problèmes philosophiques traditionnels. Ce jeu construit un héros clochard, perméable pour une intime démesure. Dans la seconde partie, on analyse les thèmes majeures de son oeuvre: le travail, l’oisiveté, la liberté, aussi bien que l´éthique de la digression, qui soutiennent son apologie de la vagabondage. Ces thèmes émergent parmi tout son ouvre et convergent dans une expérience d´acceptation des choses sans importance, du pathétique, du banal, qui s´assument comme des moments révélateurs de la condition humaine et du monde. Après tout, est derrière l’apparente irrelevance de notre vie errante, qu’on écrie pour davantage de vie.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17572
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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