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http://hdl.handle.net/10174/17571
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Title: | Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Revisão do COLI (Conceptions of Learning Inventory) |
Authors: | Chaleta, Elisa |
Keywords: | Concepções de aprendizagem Ensino Superior COLI (Conceptions of Learning Inventory) |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | Chaleta, E. (2015). Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Revisão do COLI (Conceptions of Learning Inventory). Educação-Temas e Problemas, 15. |
Abstract: | Resumo
Neste estudo, realizado com 1014 estudantes do ensino superior, procurou-se reanalisar o COLI (Conceptions of Learning Inventory) instrumento que avalia as concepções dos estudantes sobre o que é aprender e que tínhamos adaptado para a população estudantil portuguesa num estudo anterior. Recorrendo a metodologia idêntica à dos autores os resultados indicaram uma estrutura diferente da encontrada no estudo original e no primeiro estudo de adaptação uma vez que não se identificaram as concepções de aprender como dever e como processo não limitado pelo tempo ou contexto. A concepção de aprendizagem como memorizar, usar e compreender (RUU) distribuiu-se por dois factores que passaram a ser designados como REC (recordar informação) e UUA (compreender, usar e aplicar a informação). A análise tendo em conta as variáveis (instituição, área científica, ano de frequência e género) mostra-nos que existem diferenças estatisticamente significativas quando consideradas as instituições, a área científica dos cursos e o género mas não quando se considera o ano de frequência, o que vai de encontro a alguns estudos que consideraram que as concepções de aprendizagem não têm necessariamente uma hierarquia desenvolvimental.
Abstract
This study was conducted with 1014 higher education students. We intend to reanalyze the COLI (Conceptions of Learning Inventory), an instrument that we adapted to the Portuguese population in a previous study and that allows to assess the students’ conceptions of learning. Using the same methodology as the authors the results indicated a different structure in comparison to the one found in the original. We didn’t find the conception of learning as a duty or as process not limited by time or context. The conception of learning as remembering, using and understanding information (RUU) was distributed by two factors, which are now designated REC (remembering information) and UUA (understand, use and apply the information). The analysis taking into account the variables (institution, scientific field, year of attendance and gender) showed that there are statistically significant differences when considering the institutions, the scientific area and the gender but not when considering the year of attendance, which goes against some studies that stated that the learning concepts do not necessarily have a developmental hierarchy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17571 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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