Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17346

Title: Inovação social corporativa: a inovação social como estratégia de negócio
Authors: Clementino, Valdenor Daízio Ramos
Advisors: Sarkar, Soumodip
Chaves, Ricardo
Keywords: Responsabilidade social
Inovação social corporativa
Sustentabilidade
Estratégia
Mudanças sociais
Social responsibility
Corporate social innovation
Sustainability
Strategy
Social changes
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho de tese é decorrente da preocupação com o acúmulo, neste milénio, de desafios sociais numa escala jamais observada: elevados níveis de pobreza, mudança climática global, escassez de recursos e de alimentos, risco ambiental, ineficiência energética, deficiência crescente nos cuidados com a saúde, insegurança global, envelhecimento da população, subdesenvolvimento económico etc. As soluções demandadas por estes desafios apontam para a necessidade de promoção de transformações sociais de enormes proporções. A sustentabilidade e a responsabilidade social se constituem hoje em motivos de inquietação também para as organizações económicas, que já começam a transformá-las em competências essenciais – não mais periféricas – para os negócios, fazendo a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), de carácter mais filantrópico, evoluir para a Inovação Social Corporativa (ISC), utilizada como estratégia de negócio. Verifica-se, pois, a emergência de uma nova economia – a da mudança social -, em que os problemas sociais passam a significar potencialidades de negócio. Portanto o propósito maior a ser alcançado com o desenvolvimento da investigação, foi o de dar resposta à questão central formulada, ou seja, “Como a Inovação Social pode ser utilizada pelas empresas como estratégia de negócio visando à promoção de mudanças sociais?”. A busca de resposta à questão impôs realizar análise de exemplos clássicos de Inovação Social, empreendidos por empresas multinacionais, a fim de perceber-se a forma como cada empresa concebeu seu modelo de negócio, integrando a Inovação Social nas suas estratégias centrais. Como metodologia de apoio à investigação, optou-se pela Análise de Casos Ilustrativos, os já mencionados exemplos clássicos da prática da Inovação Social em empresas multinacionais. Com o desenvolvimento da investigação, mediante o exame desses modelos de negócio selecionados, foi possível chegar-se às seguintes conclusões básicas: os modelos de negócio têm produzido resultados que vão além dos investimentos inicialmente realizados; contribuíram para o empoderamento de pessoas pobres, transformando-as em consumidores; disponibilizam, pelos resultados gerados, mecanismos de avaliação dos níveis de responsabilização dos negócios perante a sociedade; pelo aumento de eficiência nos negócios, têm contribuído para o desenvolvimento de uma nova mentalidade nos negócios, segundo a qual a preocupação com o social compensa; têm respondido pela melhoria da reputação corporativa, na medida em que melhoraram a motivação e retenção dos empregados; alcançaram maior apoio dos stakeholders em geral; ganharam maior respeito e reconhecimento dos consumidores e da sociedade, como um todo; são exemplos concretos de oportunidades para a aprendizagem e para o incremento de Inovações Sociais; ABSTRACT: CORPORATE SOCIAL INNOVATION: SOCIAL INNOVATION AS A BUSINESS STRATEGY This thesis is a result of concern on the accumulation, in this millennium, of social challenges on a scale never seen before: high levels of poverty, global climate change, resource and food scarcity, environmental risk, energy inefficiency, increasing deficiency in health care, global insecurity, population aging, economic underdevelopment etc. The solutions demanded by these challenges point to the need to promote social changes of enormous proportions. Nowadays sustainability and social responsibility constitute concerns also to the economic organizations that have begun to transform them into core competencies – no more peripheral - for businesses, making evolve Corporate Social Responsibility (CSR), of a character more philanthropic, for Corporate Social Innovation (CSI), used as a business strategy. There is, therefore, the emergence of a new economy – the one of social change - in which social problems come to mean business potential. So the main purpose to be achieved, with the development of the research, was to address the central issue formulated, i. e., "How can social innovation be used by companies as a business strategy aimed at promoting social changes?”. The search for an answer to this question has imposed perform an analysis of classic examples of Social Innovation, undertaken by multinational companies, in order to realize how each company has designed its business model, integrating the Social Innovation into its core strategies. The methodology adopted to support the research was the Analysis of Illustrative Cases, the aforementioned classic examples of the practice of Social Innovation in multinational companies. With the development of the research, by examining the selected business models, were reached the following basic conclusions: the business models have produced results that go beyond the investment initially made; they have contributed to the empowerment of poor people, turning them into consumers; have offered, by the generated results, evaluation mechanisms for accountability levels in business before the society; through the efficiency increase in business, have contributed to the development of a new mentality in business, according to which the concern with the social is worth; have resulted in improving the corporate reputation, so bettering the motivation and retention of employees; achieved greater support from stakeholders in general; have gained greater respect and recognition of consumers and society as a whole; are concrete examples of opportunities for learning and for the increase of social innovations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17346
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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