|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17276
|
Title: | O Projeto TurmaMais: a avaliação no centro do reagrupamento de alunos e da organização escolar |
Authors: | Magro-C, Teodolinda Verdasca, José |
Editors: | Formosinho, João Alves, José Verdasca, José |
Keywords: | TurmaMais Avaliação Reagrupamento de alunos Organização escolar |
Issue Date: | Jan-2016 |
Publisher: | Fundação Manuel Leão |
Abstract: | A necessidade de monitorizar os processos e os resultados das novas práticas propostas pela tecnologia organizativa TurmaMais obriga a escola a centrar-se na observação da sua capacidade de dar cumprimento à sua missão. A missão da escola em educar para tantos e diferenciados objetivos que a sociedade considera vitais faz acrescer a dificuldade em responder à pergunta: como pode uma escola saber se está ou não a cumprir a sua missão? Sendo a missão da escola a certificação de todos os alunos, quer no tempo certo de cada ciclo de ensino, quer no tempo certo de cada aluno sem recurso à retenção, a vigilância sobre os processos e produtos de aprendizagem torna-se nevrálgica para orientação constante das práticas de todos os envolvidos no ato educativo (alunos, professores, pais e encarregados de educação, lideranças de topo e intermédias da escola). O cotejamento sobre o cumprimento ou não da missão da escola está intrinsecamente associado a indicadores de monitorização que a tecnologia organizacional TurmaMais incentiva cada organização escolar a aprofundar.
A seção I do presente capítulo, intitulada ‘A teoria e a prática em torno da tecnologia organizacional TurmaMais’, subdivide-se em três pontos: no primeiro ponto reflete-se sobre algumas das discussões e conclusões da literatura específica das Ciências da Educação relativas às vantagens e desvantagens do agrupamento e reagrupamento de alunos como fator essencial da diminuição dos fatores de risco do insucesso escolar inerentes à composição das turmas. Aqui se estabelecem ligações entre as propostas de agrupamento e reagrupamento dos alunos de acordo com a tecnologia organizacional TurmaMais e as evidências empíricas e pressupostos teóricos de outras orientações organizacionais; no segundo ponto descreve-se o modo como a tecnologia organizacional TurmaMais é aplicada e as razões que podem justificar a criação de agrupamentos temporários de alunos; no terceiro e último ponto da seção I, expõe-se o modo como o ecossistema psicopedagógico TurmaMais torna a avaliação uma prática central na promoção das aprendizagens e na melhoria da organização escolar como um todo.
A seção II, sob o título ‘A tecnologia organizacional TurmaMais como acelerador da progressão dos alunos’, apresenta-se estruturada em três pontos: no primeiro, explana-se sobre a imprescindibilidade dos princípios da equidade e justiça educativas nos processos e práticas organizativas escolares; no segundo ponto, abordam-se questões em torno da formação e auto-organização de redes colaborativas de escolas de inspiração TurmaMais; por último, estudam-se efeitos e impactos da tecnologia organizacional TurmaMais nos resultados académicos dos alunos das oito escolas da ‘Zona dos Mármores/Serra d’Ossa’, estabelecendo a partir de sete indicadores comparações entre a Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz e as restantes escolas da mancha territorial em estudo.
Como principais conclusões sobressai, por um lado, que a avaliação formativa participada é particularmente reconhecida pelos professores como uma grande aposta das Escolas TurmaMais e, por outro lado, a confirmação por parte dos alunos da existência de práticas escolares de regulação e de autorregulação das aprendizagens na sala de aula, sentindo-se incentivados a melhorar os seus modos de trabalho e responsabilizados pela definição de metas de sucesso a partir de resultados da avaliação. O desenvolvimento de redes colaborativas de escolas de inspiração TurmaMais é demonstrativo da “inscrição” do modelo, como diria Gil (2012), na cultura sociopolítica e organizacional das escolas de norte a sul do país e que estudos de avaliação e respetivos relatórios ou as recorrentes alusões abonatórias à TurmaMais nos relatórios da IGEC, elaborados no quadro da avaliação externa das escolas, são certamente referências insuspeitas e a ter em conta.
No regresso à escola-berço da TurmaMais, os elementos analisados no âmbito do estudo empírico desenvolvido, permitiriam comparar, no período temporal de 2007/08 a 2013/14, em diversos indicadores de contexto, de processo e de resultados, a Escola Rainha Santa Isabel de Estremoz com as restantes escolas da mancha territorial ‘Zona dos Mármores/Serra d’Ossa’ e retirar conclusões sobre os efeitos e impactos da TurmaMais no desempenho académico dos alunos. Os resultados exibidos pela ESRSIE e pelas restantes escolas evidenciaram uma maior eficácia e eficiência educativas e o efeito acelerador da TurmaMais na progressão dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17276 |
ISBN: | 978-989-8151-39-1 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|