|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17272
|
Title: | A produção de um dispositivo técnico-pedagógico em linha contributo para o enriquecimento dos modos de aprender |
Authors: | Valente, Mariana Galacho, Cristina Filipe, Ana Carraça, Graça Cid, Marília Moreira, Lurdes |
Editors: | Gomes Ferreira, José |
Keywords: | Encontros Educativos Formação Invertida Meteorologia Recurso Digital Aberto |
Issue Date: | Sep-2015 |
Publisher: | Ministério da Educação e Ciência |
Abstract: | Resumo: Numa sociedade em que as redes de saber, ou de outra natureza, se multiplicam, de acordo com interesses de desenvolvimento pessoal, os conceitos de Ivan Illich (1971) ganham relevância e merecem um novo protagonismo. O desenvolvimento de um dispositivo técnico pedagógico, curso de Meteorologia em linha, por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Évora, no âmbito do projeto FCT (92/ID/2014) foi guiado por alguns destes conceitos. Utilizando as palavras de David Wiley (2010) diremos que a tecnologia reforça a nossa capacidade de sermos generosos e esta era a dimensão fulcral da sociedade pensada por Ivan Illich, para a
qual contribuímos com este recurso de acesso livre. Neste artigo apresentamos e valorizamos o dispositivo técnico-pedagógico construído, evidenciando modos de ser professor e de ser aluno na sociedade contemporânea. Abstract: In a society where networks of knowledge, or of any other nature, are multiplying, according to certain interests enhancing personal development, the concepts of Ivan Illich (1971) become relevant and deserve a new leading role. A digital pedagogical device guided by some of these concepts – an online Meteorological course – was developed by a multidisciplinary team at the University of Évora under the FCT project 92/ID/2014. Using the words of David Wiley (2010) we say that technology strengthens our ability to be generous, assuming this as a society crucial dimension, as thought by Ivan Illich and as thought by some contemporary thinkers, to which we contribute with this open access resource. In this paper we present and value a digital pedagogical device which shows ways of being a teacher and being a student in contemporary society |
URI: | http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/docs/documento.pdf http://hdl.handle.net/10174/17272 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | QUI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|