Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17247

Title: PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM CONTEXTO ESCOLAR: EFEITOS NA FLEXIBILIDADE, NA FORÇA E NA POSTURA
Authors: Babo, Sara
Pereira, Catarina
Kuo, Y-L.
Raimundo, Armando
Cruz-Ferreira, A.
Keywords: Método de Pilates
Estudantes
Exercício Físico
Força
Flexibilidade
Postura
Issue Date: 2015
Publisher: Revista de Ciencias del Deporte
Citation: Babo, S., Pereira, C. ,, Kuo, Y-L. ,Raimundo, A., Cruz-Ferreira, A. (2015) Programa de exercício em contexto escolar: Efeitos na flexibilidade na força e na postura. Revista de Ciencias del Deporte, 11 (Supl.), 49-50.
Abstract: Introdução tualmente, o sedentarismo está associado a problemas de saúde, designadamente a obesidade, as doenças crónicas, a diminuição da aptidão física e os problemas posturais consequentes do aumento de peso. A aptidão física é definida como o conjunto de atributos, que o indivíduo possui ou adquire, de saúde (flexibilidade, força e resistência muscular, etc.) ou de capacidades (equilíbrio, coordenação, entre outros) (Caspersen et al., 1985). O aumento dos níveis de aptidão física está diretamente relacionado com alterações biomecânicas e/ou posturais (Souza et al., 2013). Objetivo Investigar os efeitos de um programa de exercício físico em adolescentes do 12.º ano, em contexto escolar, na flexibilidade, na força e no alinhamento postural. Método Participantes. A amostra foi composta por 19 alunos de uma escola secundária, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 16 e 21 anos (17,1 anos ± desvio padrão), distribuídos por um grupo experimental, submetido ao programa de exercício (n=11), e por um grupo controlo (n=8), que não desfrutou de qualquer tipo de programa de intervenção. Instrumentos. A avaliação da aptidão física (flexibilidade e força) foi realizada através teste do Fitnessgram. A avaliação do alinhamento postural foi realizada por registo fotográfico através do software Tracker. Procedimento. A intervenção teve a duração, de um ano letivo, de 24 semanas, contemplando as pausas letivas, com uma frequência de 2 vezes por semana, 15 minuto por sessão no final das aulas de Educação Física. O programa de exercício recorreu numa das sessões a exercícios para desenvolver a flexibilidade e a força, não tendo sido utilizado nenhum método de treino específico. Na outra sessão foram realizados exercícios do Método de Pilates, com o intuito de melhorar o alinhamento postural, mas também a flexibilidade e a força. A avaliação da flexibilidade e da força foram realizadas, antes (M1), ao fim de 15 (M2) e de 24 semanas de intervenção (M3). Foi realizado a avaliação postural num plano frontal, antes (M1) e após o término da intervenção (M3). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS versão 20, aplicando-se o Test t para amostras independentes. Pela inexistência de normalidade, para determinar o efeito da intervenção na aptidão física foram utilizados os testes de comparação de Mann-Whitney e Friedman, seguido pela técnica pairwise. Considerando as variáveis posturais utilizou-se a análise da variância (ANOVA) de medidas repetidas considerando dois fatores – o fator grupo (controlo vs. intervenção) e o fator momento (M1 vs. M3), pois observou-se a normalidade e a homogeneidade da distribuição das amostras através do teste de Shapiro-Wilk e do teste de Levene, respetivamente. Resultados e discussão Os resultados obtidos indicam que existe uma melhoria na aptidão física ao longo do ano letivo, com resultados significativos para a Força e resistência da região superior do corpo, a Força e a flexibilidade do tronco e a Flexibilidade dos músculos posteriores da coxa, tal como no estudo de Farias et al. (2010) e Kloubec (2010). No alinhamento postural, a frequência e a intensidade das atividades desenvolvidas em torno do Método de Pilates não foram as suficientes para promover melhorias significativas nos participantes, corroborando as conclusões do estudo de Kloubec (2010). O grupo de controlo aumentou a flexão lateral à esquerda da Coluna cervical, no plano frontal (p=0,017). Este agravamento poder-se-á dever à aquisição de uma postura compensatória dado o tempo excessivo de aula/estudo em que os alunos maioritariamente destros passam sentados a escrever. Conclusões O programa de intervenção implementado nas aulas de Educação Física aos adolescentes do 12.º ano, melhorou a Força e resistência da região superior do corpo, a Força e a flexibilidade do tronco e a Flexibilidade dos músculos posteriores da coxa. Este programa sugere que o Método de Pilates poderá ter um papel benéfico na manutenção do alinhamento da Coluna cervical. Contudo, futuras investigações serão necessárias para confirmar estes resultados.
URI: dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5055445.pdf
http://hdl.handle.net/10174/17247
ISSN: 1885 – 7019
Type: article
Appears in Collections:DES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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