Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17208
|
Title: | Compêndio de projeto 2010-2011 (unidade curricular de Teoria e projeto de arquitetura paisagista I), |
Authors: | Freire, Maria |
Keywords: | ensino do projeto projeto de arquitetura paisagista universidade de Évora |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | DPAO |
Citation: | Freire, M. (2011). Compêndio de projeto 2010-2011 (unidade curricular de Teoria e projeto de arquitetura paisagista I), Departamento de Planeamento Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Universidade de Évora. |
Abstract: | Este documento constitui a base de um compêndio centrado nos principais componentes dos ensinos, mais diretamente centrados na atividade de projeto, futuramente a concretizar com periodicidade anual.
Entre os principais objetivos desta compilação têm-se:
1. A criação de uma circunstância, que assinala uma maior comunicação e reflexão - um
suporte com potencial na agilização de uma melhor convergência entre todos os
intervenientes envolvidos nos ensinos do projeto de arquitetura paisagista;
2. A divulgação dos ensinos e das matérias disciplinares envolvidas, não só perante a
comunidade de colegas e alunos, bem como um documento com possibilidade de
exibição a potenciais futuros alunos de arquitetura paisagista;
3. A oportunidade dos trabalhos mais qualificados virem a integrar um documento
publicado internamente pelo departamento, situação que pode constituir mais uma motivação para os alunos.
O trabalho agora coligido, para o ano letivo de 2010-2011, envolve somente os desenvolvimentos concertados ao longo do segundo semestre da licenciatura, mais concretamente na unidade curricular de Teoria e Projeto de Arquitetura Paisagista I (código PAO2077).
Procura-se ilustrar os processos e produtos alcançados, naquela que é a primeira unidade curricular de Projeto, onde se ambiciona constituir uma primeira aproximação ao ensino do projeto de arquitetura paisagista. Uma apresentação que é apoiada no trabalho estimulado e nos eventos propostos, numa tentativa de partilhar as variadas experiências proporcionadas.
A estruturação, conteúdo e práticas de ensino globalmente presentes na mencionada unidade curricular procuram refletir:
• Ligação da teoria e prática da arquitetura paisagista;
• Diversas ferramentas e técnicas de explicitação e tradução das ideias e imagens;
• O vocabulário e gramática que assistem à intervenção na paisagem;
• Espacialidades, estruturas e materiais basilares à construção e transformação da
paisagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17208 |
Type: | other |
Appears in Collections: | PAO - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|