|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16921
|
Title: | PERSPETIVAS PEDAGÓGICAS NA PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCACIONAL EM LINHA |
Authors: | Galacho, Cristina Valente, M. Filpe, A. Carraça, M.G.D. Cid, M. |
Keywords: | Meteorologia Recurso Digital Aberto Formação Invertida Encontros Educativos, |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CNaPPES 2015 |
Citation: | GALACHO, C., VALENTE, M., FILIPE, A. CARRAÇA, M.G.D., CID, M., 2015. Perspetivas pedagógicas na produção de um recurso educacional em linha. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior- CNaPPES 2015, Leiria, Portugal, 3 de julho de 2015 [ http://cnappes.pt/cnappes-2015/files/2015/07/apresentac%CC%A7a%CC%83o-Leiria-pdf-1.pdf e http://cnappes.pt/cnappes-2015/files/2014/04/bookCNaPPES_2015.pdf , PDF, último acesso: 26Jan/2016]. |
Abstract: | A tecnologia refor¸ca a nossa capacidade de sermos generosos (David Wiley, 2010).
Como ´e que as universidades podem exercer esta generosidade? Criando cursos abertos (MOOCS ou outros),
criando Recursos Educacionais Abertos, publicando resultados de investiga¸c˜ao em revistas abertas e acess´ıveis em
linha, entre outras respostas poss´ıveis. O grupo multidisciplinar, respons´avel pelo lan¸camento de oferta formativa
a distˆancia na Universidade de Evora em 2012 considerou desde o in´ıcio esta dimens˜ao. Neste sentido v´arias ´
hip´oteses se colocaram, nomeadamente a de construir um MOOC. Houve, no entanto, uma ideia que foi ganhando
consistˆencia e que se concretizou num projeto FCT (92/ID/2014) inserido na tem´atica de “Partilha e divulga¸c˜ao de
experiˆencias em inova¸c˜ao did´actica no ensino superior Portuguˆes”. Esta ideia tem a ver com a consciˆencia de que
h´a professores que tˆem uma especial capacidade explicativa oral, que n˜ao ´e de ordem livresca, e que por isso mesmo
´e ´unica. No caso presente impˆos-se a ideia de convidar o Professor Jo˜ao Corte-Real a gravar um conjunto de li¸c˜oes
de Meteorologia, de n´ıvel universit´ario. Trata-se de uma personalidade cient´ıfica internacionalmente reconhecida
nesta ´area. Pretende-se, desta forma, transformar a sua singular capacidade explicativa oral num patrim´onio
acess´ıvel a todos os que se interessem pela tem´atica. Como ´e que este patrim´onio poderia vir a ser ´util e contribuir
para inova¸c˜ao pedag´ogica? Tendo sempre presentes estas quest˜oes no processo de elabora¸c˜ao do que viria a ser
o Curso de Meteorologia em linha, apostou-se numa perspetiva de forma¸c˜ao invertida. Com efeito, os recursos
educacionais que podem apoiar a concretiza¸c˜ao de pr´aticas pedag´ogicas de forma¸c˜ao invertida n˜ao abundam. Todo
o esfor¸co concentrado na cria¸c˜ao deste dispositivo t´ecnico-pedag´ogico seria energizado por esta perspetiva que se
pretende valorizar. Professores e alunos n˜ao podem deixar se ser inteligentes no contacto presencial j´a que o que
´e da ordem do expositivo acontece em momentos de concentra¸c˜ao individual, com possibilidades de repeti¸c˜ao, de
deambula¸c˜ao, de varia¸c˜ao de ritmo, procurando o que interessa.
O recurso/curso produzido pode ser visitado em https://versal.com/c/1fzwaz. |
URI: | http://cnappes.pt/cnappes-2015/files/2015/07/apresentac%CC%A7a%CC%83o-Leiria-pdf-1.pdf http://cnappes.pt/cnappes-2015/files/2014/04/bookCNaPPES_2015.pdf https://versal.com/c/1fzwaz/ http://hdl.handle.net/10174/16921 |
Type: | article |
Appears in Collections: | FIS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|