Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16918

Title: O conjunto monástico de S. Bento de Cástris e o cumprimento do paradigma cisterciense: a escolha do locus e as imposições da clausura estrita
Authors: Condeo, Antónia Fialho
Editors: UBILETRAS
Keywords: Ordem de Cister
S. Bento de Cástris
Paradigma cisterciense
Período moderno
Évora
Issue Date: 2015
Publisher: UBILETRAS
Citation: Conde, Antónia Fialho;, O conjunto monástico de S. Bento de Cástris e o cumprimento do paradigma cisterciense: a escolha do locus e as imposições da clausura estrita” in UBILETRAS - Revista Online do Departamento de Letras da Universidade da Beira Inteiror; nº 5; janeiro de 2015; Universidade da Beira Interior; Covilhã, pp. 21-36.
Abstract: Durante a medievalidade, a urbe eborense viu surgir dentro da cerca nova ou fernandina espaços conventuais que acompanharam a afirmação das ordens mendicantes, bem como uma acentuada proliferação de opções de vida cenobítica (masculina e feminina) a partir de finais do século XV; porém, o espaço fora das muralhas não deixou de ser opção, até como forma de um retiro mais integral. Definem-se zonas preferenciais para instalação dessas Casas, entre as zonas Oeste e Norte da cidade, como foram os casos do mosteiro de S. Bento de Cástris (feminino) e dos conventos da Cartuxa e do Espinheiro, instalando-se ainda alguns em espaço peri-urbano. Para os mosteiros cistercienses, sabemos da tipologia dos sítios propícios à sua instalação, e que pode ser orientada segundo três grandes linhas: a relação do sítio com o poder eclesiástico e civil; a sua proximidade em relação a grandes vias de ligação, e a topografia e hidrografia dos sítios. Neste contexto, o grupo de mulheres devotas que originaria a comunidade organizada de S. Bento de Cástris conheceu uma pré-instalação junto dos muros do burgo (século XII), e, cumprindo as exigências de Cister e da afiliação a Alcobaça, afastou-se da cidade e instalou-se num início de vale orientado a sul onde a captação de água estava assegurada, junto à antiga ermida de S. Bento. A organização do espaço edificado do mosteiro foi amplamente influenciada pelas imposições pós-tridentinas de clausura estrita, definindo espaços de acesso e de restrição à comunidade religiosa, tanto a nível dos espaços edificados como dos não edificados, sendo estes considerados espelho da clausura.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16918
ISSN: ISSN: 1647-709.
Type: article
Appears in Collections:HIS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ubiletras05.AntoniaConde_Texto_REV.pdf179.04 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois