Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16553
|
Title: | Português e Matemática Funcionais: Um estudo com três crianças que apresentam necessidades educativas especiais |
Authors: | Boné, Maria Bonito, Jorge |
Editors: | CIE-UMa |
Keywords: | Necessidades educativas especiais Planos de capacitação Perfis individuais de funcionalidade |
Issue Date: | Dec-2015 |
Publisher: | Universidade da Madeira |
Citation: | Boné, M., & Bonito, J. (2015). Português e Matemática Funcionais: Um estudo com três crianças que apresentam necessidades educativas especiais. In CIE-UMa (Org.), Livro de resumos. XI Colóquio CIE-UMa Didática e Matética (p. 21). Funchal: Universidade da Madeira. |
Abstract: | Este trabalho assenta no pressuposto de que a abordagem intrincada de conteúdos curriculares e
funcionais, em pessoas com dificuldades intelectuais, contribui favoravelmente para a ampliação dos seus
saberes. Desenvolveu-se com três alunos, do terceiro ciclo do ensino básico, com dificuldades intelectuais, a
frequentar um agrupamento de escolas do distrito de Portalegre, no ano letivo de 2014/2015. Desenharam-se e
implementaram-se planos de capacitação com base nos interesses pessoais dos alunos, na caraterização dos
meios socioculturais e nos perfis individuais de funcionalidade. Os resultados apontam para ganhos ao nível da
motivação, na anuência aos desafios educativos e nos resultados nas esferas cognitiva e social, no período
imediatamente decorrente à implementação do programa de capacitação. |
URI: | http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/xicoloquiocieuma/Livro_Resumos_V1.1.pdf http://hdl.handle.net/10174/16553 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|