|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16551
|
Title: | Materiais curriculares para o ensino das Geociências em contexto local em Moçambique: uma investigação-ação |
Authors: | Peixoto, Elisabete Bonito, Jorge Batel, António |
Editors: | Bruno, I. Andrade, V. |
Keywords: | Educação em Geociências Currículo Moçambique Materiais curriculares multimédia |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Peixoto, E., Bonito, J., & Batel, A. (2015). Materiais curriculares para o ensino das Geociências em contexto local em Moçambique: uma investigação-ação. In I. Bruno & V. Andrade (ed.), Resumos XVI ENEC Ciência como cultura (pp. 50-53). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Abstract: | As Geociências desempenham um papel fundamental na vida dos cidadãos, salientando-se, por exemplo, a prevenção de riscos geológicos e a preservação dos recursos geológicos. No entanto, grande parte da população desconhece o que fazem os geólogos e qual a sua importância na resolução de alguns dos problemas mais importantes do quotidiano. O projeto aqui apresentado tem como principal objetivo desenvolver o ensino e a aprendizagem das Geociências, em contexto local, tendo por base materiais curriculares multimédia elaborados sobre temáticas específicas em articulação com outras áreas disciplinares. Para o efeito, optou-se por um desenho metodológico de investigação-ação. Numa primeira fase, foram identificadas as áreas de atuação (recursos geológicos, erosão, alterações climáticas, riscos geológicos) e construídos materiais curriculares multimédia, validados com professores moçambicanos das províncias de Maputo e Niassa. Segue-se a formação de professores locais, em contexto de trabalho e procede-se à aplicação dos materiais a alunos na disciplina de Biologia da 8.ª classe na componente “currículo local”. Por fim, realiza-se a avaliação do impacto da aplicação dos materiais curriculares no grau de satisfação dos professores e nas aprendizagens dos alunos, procurando-se a sua validação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16551 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|