Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16231

Title: Formação contínua: contributos para a profissionalidade dos professores do 1º ciclo do ensino básico/ensino fundamental
Authors: Nascimento, Simone do Socorro Freitas do
Advisors: Neto, António José dos Santos
Saragoça, José Manuel Leal
Keywords: Formação contínua
Profissionalidade
Professores
1º ciclo
Ensino básico
Ensino fundamental
Continuous training
Professionalism and 1 st cycle teacher
Basic education
Elementary education
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretendeu analisar possíveis contributos da formação contínua efetivamente posta em prática para a profissionalidade do professor do 1.º ciclo do Ensino Básico português e do Ensino Fundamental do Brasil. Partindo do princípio que a formação contínua deve ser um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de experiências e de reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes, onde as suas ações contemplem as várias dimensões da profissionalidade docente, ou seja, compreendam o professor na sua totalidade, foi, no fundo, nosso propósito verificar em que medida, na percepção de professores portugueses e brasileiros do 1.º ciclo de escolaridade, a formação contínua por si realizada ia ou não ao encontro daquele princípio. Nesta perspectiva, o estudo seguiu uma metodologia de orientação qualitativa, suportada num desenho metodológico essencialmente apoiado na realização de entrevistas individuais semi-estruturadas. Os participantes foram dez professores portugueses e dez professores brasileiros, cuja seleção foi ancorada nos critérios de todos lecionarem no 1.º ciclo do Ensino Básico de Portugal e no 1.º ciclo do Ensino Fundamental do Brasil e de terem participado em ações ou cursos de formação contínua. A recolha de dados ocorreu em quatro escolas do 1.º ciclo, sendo duas localizadas na cidade de Évora (Portugal) e duas situadas na cidade de Macapá (Amapá, Brasil). Os resultados permitiram inferir que, de acordo com a percepção dos participantes no estudo, a contribuição da formação contínua para o desenvolvimento da profissionalidade dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico de Portugal e do Ensino Fundamental do Brasil se restringe, essencialmente, ao campo dos saberes e habilidades técnicas, reforçando a importância do domínio do conteúdo e a utilização de metodologias adequadas. A dimensão pessoal da profissão, bem como as discussões sobre as dimensões institucional e sociopolítica da profissionalidade parecem, desse modo, ficar relegadas para segundo plano; CONTINUOUS TRAINING: Contributions to the professionalism of the teachers of the 1st cycle of Basic Education/Elementary Education ABSTRACT: This study aims to understand the contributions of continuous training for the professionalism of the teacher of the 1st cycle of Basic Education of Portugal and the Elementary Education of Brazil. To this goal, we start from the understanding that training is an area of production of new knowledge, exchange of experiences and reflection on teacher’s pedagogical practice, where his actions includes the many dimensions of knowledge, in other words, comprises the teacher in its entirety. In this perspective the study followed a methodology of qualitative guidance, and the semi-structured interview as the technique for data collection. Participants are ten Portuguese and ten Brazilian teachers, whose selection is anchored on the following criteria: teaching the 1st cycle of Basic Education of Portugal and the 1st cycle of Elementary Education of Brazil; to be in teaching for more than three years; and to have participated in training. Data collection occurred in four 1st cycle schools, being: two located in the city of Évora (Portugal) and two located in the city of Macapá (Amapá, Brazil). The results make to infer that the contributions of continuous training to the development of the professionalism of teachers of the 1st cycle of Basic Education of Portugal and Elementary Education of Brazil, are restricted to the field of professional skills, to reinforce the importance of content domination and the use of appropriate methodologies. Program actions for more efficient that may be, still relegate to the background the personal aspects of the profession, in addiction to evade the discussions that concerns the institutional and socio-political aspects of professionalism.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16231
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PhD_Simone Nascimento.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois