Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16123

Title: Responsabilidade Social e Ética
Authors: Jorge, Fátima
Marques, Carlos
Editors: Sílabo, Edições
Keywords: Responsabilidade Social
Ética das organizações
Categorias de Responsabilidade Social
Perspectivas acuais de RS e Ética
teorias de RS
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Departamento de Gestão, Escola d Ciências Sociais e Sílabo
Citation: Jorge, Fátima e Marques, Carlos (2015) Responsabilidade Social e Ética, Capítulo XIX em Introdução à Gestão das Organizações, Edições Sílabo, 439-460.
Abstract: O objectivo deste capítulo é apresentar os conceitos de responsabilidade social (RS) e de ética, a sua evolução e importância na gestão das organizações. Essa importância é particularmente relevante num tempo de globalização dos bens e serviços, incluindo os financeiros e os investimentos, das pessoas e do capital humano que lhes está intrinsecamente incorporado. Por isso, embora estes conceitos se apliquem às organizações em geral, especial atenção deve ser dada à sua aplicação em termos empresariais pois são as empresas que produzem e comercializam bens transacionáveis e, simultaneamente, são responsáveis tanto pelos principais fluxos financeiros e pelos investimentos directos bem como pela mobilidade das pessoas e do capital humano entre países. O código de conduta e de orientação dos gestores, trabalhadores e dos agentes de mercado, em geral, que estes conceitos promovem, num contexto de sustentabilidade, que inclui as componentes económica, social e ambiental, nunca como nos nossos dias foi tão importante. Por isso o incluímos como um dos tópicos actuais indispensáveis a tratar nesta parte do livro. A evolução do pensamento sobre as relações organização sociedade e, primeiramente, empresa-sociedade, tem-se desenvolvido à volta de três teorias sobre a performance social, segundo Frederick (1987). A primeira teoria que surgiu foi a responsabilidade social da empresa, tendo tido um grande eco entre os investigadores e gestores durante os anos 50 e 60. Nos anos 70 apareceu com força uma teoria mais orientada para a acção e para os resultados, denominada resposta social da empresa que suplantava mas não substituía a primeira teoria. Em meados dos anos 70 começou a formar-se a teoria da ética empresarial, impulsionada pelas preocupações que foram surgindo sobre a qualidade ética das decisões empresariais. É esta evolução teórica do significado destes dois conceitos, com um foco empresarial, mas que é generalizável à globalidade das organizações, a que nos dedicamos, resumidamente, neste capítulo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16123
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros

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