|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15767
|
Title: | Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso. |
Authors: | Franco, Dulce Maria Morais de Amaral |
Advisors: | Ramos, José Luís Teodoro, Vítor Duarte |
Keywords: | Educação e Tecnologia Ambiente interativo on-line LMS Aprendizagem colaborativa Education and technology Interactive online environments LMS platform Collaborative learning |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste estudo, analisa-se a utilização de um Learning Management System (Moodle) nas
atividades pedagógicas de uma escola básica do 2.º e 3.º ciclo, nomeadamente, aquelas que
são potenciadas pelos sistemas de informação baseados em redes de computadores.
A utilização desta plataforma compreendeu duas etapas: 1) integração nas tarefas
pedagógicas e 2) avaliação da efetividade das suas funcionalidades na aprendizagem
colaborativa. Esta fase do estudo envolveu professores e alunos, bem como outros membros
da comunidade educativa.
Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso, envolvendo a observação e registo em
contexto, durante a utilização do LMS, a entrevista focus group com professores bem como
a análise documental. A realização de uma ação de formação em contexto foi um elemento
potenciador da utilização da plataforma Moodle na escola.
A apropriação de uma tecnologia pela comunidade escolar envolve um conjunto de
etapas, não necessariamente idênticas para todas as comunidades. No entanto, é possível
identificar nesta comunidade um conjunto de critérios comuns que a condicionam, os
chamados fatores críticos de sucesso. A apropriação ocorre quando a comunidade fagocita a
tecnologia, isto é incorpora-a, absorve-a e integra-a. Este processo é facilitado quando se
observa: (1) professores capacitados no uso da tecnologia; (2) a existência de suporte e
orientação; (3) o apoio do órgão de gestão; (4) um ambiente da escola propício à integração;
(5) o envolvimento/motivação dos intervenientes; (6) participação em projetos/parcerias; (7)a natureza da tecnologia e (8) a disseminação dos trabalhos e recursos dos elementos dessa
comunidade.
Espera-se que este trabalho possa fomentar a reflexão sobre os processos de apropriação
de uma tecnologia numa comunidade escolar e, simultaneamente, contribuir no definir de
metodologias de utilização de LMS, como o Moodle ou de outros sistemas similares; ABSTRACT: This study analyzes the use of a Learning Management System (Moodle) in educational
activities of a Middle School, particularly those that are enhanced by information systems
based on computer networks.
The use of this platform is comprised two steps: 1) integration into pedagogical tasks 2)
evaluating the effectiveness of its features in collaborative learning. This phase of the study
involved teachers and students, as well as other members of the educational community.
We used a case study methodology, involving observation and recording in context,
while using the LMS, the focus group interview with teachers as well as document analysis.
Performing an action of training in an enhancer element was the use of Moodle in school.
The appropriation of technology by the school community involves a set of steps, not
necessarily the same for all communities. However, it is possible to identify a common set
of criteria that condition, called critical success factors. The appropriation occurs when the
community is phagocytosing technology, i.e., it incorporates, it absorbs and integrates it.
This process is facilitated when is observed: (1) teachers trained in the use of technology;
(2) existence of support and guidance; (3) support of the management, (4) the school
environment conducive to integration; (5) engagement / motivation of participants, (6)
participation in projects / partnerships; (7) the nature and technology (8) dissemination of
the work and resources of the members of the community. It is hoped that this work will to encourage reflection on the processes of appropriation
of technology in the school community and simultaneously contribute to define
methodologies use of LMS, such as Moodle or other similar systems. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15767 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|