|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15696
|
Title: | O jogo simbólico no jardim de infância |
Authors: | Costa, Maria Helena Martins Rodrigues da Silva |
Advisors: | Sousa, Alberto B. Sebastião, Luís Miguel |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A preocupação em educar em valores está hoje bem presente na nossa
sociedade e a sua pertinência justifica-se, na medida em que cada vez mais
nos preocupamos com determinados princípios éticos que servem como
modelo, para pautar as nossas próprias acções e as que estabelecemos com
os outros.
Perante os constantes desafios com que nos defrontamos, a educação
apresenta-se como, por um lado, uma necessidade e por outro, um elemento
essencial na construção de um mundo global onde existam valores.
O estudo que se pretende realizar terá como objectivo principal verificar
em que medida as crianças entre os três/seis anos do ensino infantil
interiorizam valores, convertendo-os em guias de conduta, construindo, a sua
organização de valores.
Os contos infantis contados pelos educadores, imaginados e vivenciados
pelas crianças brincando de “jogo de faz-de-conta”, fazem com que a criança
experiencie os valores focados na história, desenvolvendo um processo de
interiorização-identificação em valores que lhes permitirá um desenvolvimento
do Sistema Pessoal de Valores; Summary:
Symbolic play in kindergarden
The concern on educating in values is now well in our society and its
relevance is justified, in that increasingly we are concerned with certain ethical
principles that serve as a model to govern our own actions and those we have
established with others.
In the presence of the continuing challenges facing us, education is
presented as, first, a need and second, an essential element in building a global
world where there are values.
The study that is planned to make will have as main objective to verify
the extent to which children between three/six years of teaching internalize
values, converting them to conduct guidelines, building, thus the values of their
values organization.
The children's tales told by educators, imagined and experienced by
children playing “game of make-believe“, make the child experiencie in values
focused on the tale, developing a process of internalising-identifeing values. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15696 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|