Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15526

Title: Biblioteca escolar com ou sem bibliotecário?: estudo de impacto no sucesso escolar em escolas básicas integradas
Authors: Guimarães, Ana Isabel Alves Vieira Novo
Advisors: Calixto, José António
Vaz, Francisco
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação estuda o impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso escolar e educativo dos alunos em Portugal. O estudo adoptou métodos qualitativos e foi efectuado em 20 Escolas Básicas Integradas (EBIs), pertencentes às cinco Direcções Regionais de Educação (DREs) e integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) até 2005. O trabalho de campo decorreu no ano lectivo de 2006/2007. Embora a análise das taxas de transição / conclusão não permita concluir com segurança uma relação de causa efeito entre a existência de professores bibliotecários com formação específica e o sucesso escolar dos alunos, este estudo sugere ainda assim que as suas competências profissionais têm impacto indirecto nos sucessos e o seu perfil pessoal era percepcionado como tendo impacto directo no sucesso educativo. Estabelece-se uma relação entre professores bibliotecários com adequada formação e a qualidade das bibliotecas escolares que se reflecte em mais oportunidades de sucesso educativo para os alunos. Sugerem-se algumas recomendações no sentido da valorização do cargo de professor bibliotecário, formação especializada e um perfil pessoal adequado daqueles que ocupam este lugar e mais e melhores condições para um trabalho colaborativo, fundamental para o sucesso educativo dos alunos; ABSTRACT:This research examines the impact teacher librarian’s specific training has on student’s academic achievement and educational attainment in Portugal. The study adopted qualitative methods and was conducted in 20 elementary schools (EBIs), belonging to the five Portuguese Educational Regions (DREs) and integrated into the School Libraries Network (RBE) until 2005. The fieldwork took place during 2006/2007 academic year. Although the analysis of school transition / completion rates does not allow to conclude with certainty about the existence of a cause-effect relationship between qualified teacher librarians and students' academic achievement, this study suggests nevertheless that their professional skills have indirect impact on the achievements and their personal abilities were perceived as having direct impact on educational attainment. It sets a relationship between qualified teacher librarians and good school libraries, which is reflected on more opportunities for students’ educational attainment. Some recommendations are suggested aiming a greater appreciation of teacher librarians post, specialized training and adequate personal profile of those who perform this role and more and better conditions for collaborative work, which is fundamental for students’ educational attainment.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15526
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese versão final.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Página rosto - Bibliografia.pdf6.84 kBAdobe PDFView/Open
Página rosto - APÊNDICES.pdf7.08 kBAdobe PDFView/Open
Capa e pág de rosto - versão final.pdf30.53 kBAdobe PDFView/Open
Bibliografia geral da tese.pdf145.25 kBAdobe PDFView/Open
Apêndices - anexos, gráficos e tabelas.pdf187.45 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois