Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15174
|
Title: | O impacto das fontes electrónicas de informação no ensino superior em Portugal: uma contribuição para a sua análise no contexto das bibliotecas |
Authors: | Melo, Luiza Margarida Gehl da Fonseca Bastos Baptista |
Advisors: | Pires, Cesaltina Maria Pacheco |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo descreve os padrões de uso das bibliotecas tradicionais e digitais da
comunidade académica portuguesa, o valor em termos monetários da Biblioteca do
Conhecimento Online (b-on), as relações entre os padrões de uso e o valor e os fatores que
o influenciam.
Investigou-se o valor da b-on usando o tempo economizado e o método de avaliação
contingente na forma “willingness to pay” (WTP) e como o WTP é influenciado por vários
fatores.
Os resultados mostram que professores, investigadores e estudantes de
doutoramento utilizam mais intensivamente bibliotecas digitais do que estudantes de
licenciatura e mestrado. As relações benefício-custo calculadas indicam que o valor da b-on
é bem valorizado em relação ao seu custo, é maior para os grupos de utilizadores que
apresentam uma maior utilização destes serviços. A procura da b-on é bastante sensível ao
«preço» e existe boa correlação entre a quantidade de publicações produzidas e a sua
utilização; ABSTRACT: This study describes the use patterns of electronic and traditional resources in
Portuguese academic libraries, the value of Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), the
relations of the use patterns with the value of b-on and the factors that influence the value for
the users.
We investigate the value by using the value of the time saved and the contingent
valuation method in the form willingness to pay (WTP) and whether WTP is influenced by a
set of factors.
The results show the wide difference in use patterns, with professors, researchers and
PhD students having a more intense use of digital library services than undergraduate and
master students, the benefit-cost ratios computed indicate that the value of b-on is well above
its costs, the valuation of b-on is higher for the user groups with higher percentage use of
digital services, the demand for b-on services is quite sensitive to the «price». |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15174 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|