Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14933

Title: Estratégias de internacionalização - Contextos, formas de atuação, organização e performance das empresas vitivinícolas portuguesas
Authors: Vivas, Carla Isabel Russo
Advisors: Sousa, António João Coelho de
Keywords: Gestão estratégica
Internacionalização
Setor vitivinícola
Vinho
Strategic management
Internationalization
Wine industry
Wine
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho de investigação visa analisar o contexto competitivo das empresas do setor vitivinícola e avaliar as implicações no desenvolvimento de orientações estratégicas contingentes e performances diversas. Propõe a aplicação do referencial metodológico Grelha Integrada de Reflexão Estratégica adaptada a um contexto de internacionalização - GIRE(i), estruturando a pesquisa em dois níveis, um preliminar, de caracterização genérica das empresas, e outro central, de análise da sua vertente estratégica. A pesquisa implicou a recolha de dados primários (questionário aos empresários do setor) e secundários (de natureza documental). Explora a vertente estratégica, analisando o contexto do setor em termos mundiais e nacionais, de forma a desenhar um diagnóstico do seu contexto de ação, recorrendo aos modelos PEST e Modelo das 5 Forças. Identifica, com base em diversas técnicas estatísticas, os tipos de reflexão estratégica adotados e o seu perfil em termos de variáveis contextuais, assim como as performances económicas subjacentes; ABSTRACT: This aim of this research work is to analyze the competitive environment of companies in the wine sector and assess the implications in the development of contingent strategic directions and performances. Intends to develop a literature review within the framework of international strategies and theories, complemented by systematic research in the sector within the business strategy. Proposes to apply the methodological framework of Grid Integrated Strategic Reflection adapted to an increasingly international - GIRE(i) structuring the research on two levels, a preliminary characterization of the generic companies, and another central aspect of its strategic analysis. The empirical study, supported on primary data (questionnaire) and secondary in nature documentary and by applying multivariate statistical techniques, allowed the identification of strategic thinking styles based on the presence of external growth but widely dispersed. Based on qualitative analysis (contextual and transactional) are suggested lines of strategic action.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14933
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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