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http://hdl.handle.net/10174/14737
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Title: | Os retalhistas alimentares, as marcas de distribuidor e a geração de capital de marca: estudo do capital de marca de retalhistas alimentares e marcas de distribuidor de duas insígnias em Portugal |
Authors: | Xara-Brasil, Duarte Miguel da Costa Pessoa |
Advisors: | Marreiros, Cristina Galamba Dionísio, Andreia |
Keywords: | Retalhista Marca de distribuidor Capital de marca Marca Retailing-mix Retailer Private brand Brand equity Brand Retailing-mix |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo pretende analisar o capital das marcas de distribuidor, na perspetiva do
consumidor. A investigação relativa ao estudo do capital de marca na perspetiva do
consumidor tem vindo a ser realizado através de diferentes abordagens. Contudo, não se
identificaram estudos de capital de marca relacionados com as marcas de distribuidor.
Relativamente ao capital de marca retalhista, verifica-se a existência de um número
substancialmente reduzido de trabalhos publicados.
Nesta investigação foi aplicado um questionário a uma amostra de clientes das
duas principais insígnias retalhistas portuguesas. Os dados foram tratados através de
análise fatorial exploratória e confirmatória, obtendo-se uma escala validada para o
capital de marca do retalhista. Tendo por base duas escalas identificadas, foi possível
validar uma escala para o capital de marca retalhista, com três dimensões – associações,
preferências e marca de distribuidor – e quinze itens
O trabalho realizado permitiu verificar que as marcas de distribuidor não são
entidades com capital de marca autónomo, mas um componente relevante do capital de
marca do retalhista; Abstract:
Private labels and brand equity in food retailing. Brand equity research focused
on two food retailers and their private labels in Portugal
This research aims to analyze the brand equity of food retailer’s private labels.
Consumer based brand equity has been analyzed by several authors, focusing on
producer brands and service brands. Some studies centered on retailer brand equity
(retailer equity) can be found in the literature. Although, it was not possible to find any
published studies concerning private label brand equity.
A face to face survey was applied to a sample of clients of the two bigger
Portuguese retailers. Exploratory and confirmatory factor analysis were used to analyze
the obtained data. From that was possible to validate a scale to measure retailer brand
equity in fast moving consumer food products. This scale has three dimensions
(associations, preferences and private labels) and fifteen items.
It was also concluded that private labels do not have autonomous brand equity,
but they are a key component of the retailer equity. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14737 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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