|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14708
|
Title: | A relação da escultura com o som: as formas, os materiais e as técnicas |
Authors: | Afonso, Luís Filipe Soares |
Advisors: | Menéres, Clara |
Keywords: | Escultura Som Arte cinética Escultura sonora Vibração Materiais Técnica Forma Sculpture Sound Kinetic art Sound sculpture Vibration Materials Technic Form |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação tem como objecto de estudo a escultura sonora, centrando-
se essencialmente na correlação de duas áreas, a escultura e o som. Procura analisar
e definir a escultura sonora através de uma pesquisa interdisciplinar entre a ciência,
a tecnologia e as artes visuais.
Este estudo tem por objectivo analisar a origem do entrosamento entre a
escultura e o som, caracterizando o que se pode definir como escultura sonora dentro
do universo ambíguo das artes sonoras e o que a distingue de um instrumento musical.
Neste âmbito, procura desvelar quais foram os agentes que geraram mudança de paradigma
na escultura e de que modo o som foi integrado intencionalmente na produção
do objecto artístico. Para a caracterização utilizou-se uma metodologia baseada na observação
dos objectos, nas suas semelhanças e dissemelhanças, com base na leitura bibliográfica
de áreas específicas e afins, no estudo de casos e na investigação prática.
Conhecer as suas propriedades físicas, que materiais emprega na sua construção, que
formas tem e como o seu sinal acústico é despoletado e se propaga num determinado
meio, permitiu dar uma ordem a um vasto campo da escultura que andava à deriva e é
tendencialmente ‘desviado’ para o domínio musical.
A essência do movimento é efémera, tal como o som, consoante a maior ou
menor velocidade a deslocação de um objecto tem o potencial de vibrar com uma intensidade
capaz de gerar ondas sonoras audíveis. Nesta perspectiva, o estudo da
escultura cinética do início do século XX, a par da evocação do ruído como arte, são
elementos fundamentais na formação da escultura sonora e permitem delinear a barreira
temporal da nossa investigação. Depois da longa travessia pelo mundo dos objectos
sonoros, desde os engenhos mais primitivos até às peças elaboradas com as tecnologias
mais contemporâneas, o caminho revela que o som sempre foi uma presença constante.
A sua integração como elemento plástico permitiu aos artistas a consciência de uma
dimensão temporal que transforma a escultura, porque lhe imprime uma identidade
invisível e acrescenta à experiência uma memória auditiva; Abstract:
The relationship of sculpture with sound
The purpose of this research is the study of the sound sculpture, focusing primarily on the
correlation of two areas, sculpture and sound. Seeks to analyze and define the sound sculpture through
an interdisciplinary research between science, technology and the visual arts.
This study aims to analyze the origin of the interplay between sculpture and sound, featuring
what can be defined as sound sculpture inside the ambiguous universe of sound arts and what distinguishes
it from a musical instrument. In this context, seeks to reveal what were the agents that generated
a paradigm shift in sculpture and the sound was so intentionally integrated into the production of
the artistic object. Used to characterize a methodology based on the observation of objects in their similarities
and dissimilarities, based on the literature of specific reading and related areas, the case study
research and practice. Meet their physical properties, which employs materials in its construction, which
shapes and has as its acoustic signal is triggered and propagates in a given medium, allowed to give an
order to a vast field of sculpture who was adrift and tends to be 'diverted 'to the musical domain.
The essence of the movement is ephemeral, as the sound, depending on the higher or lower
speed displacement of an object has the potential to vibrate with a strength capable of generating audible
sound waves. In this perspective, the study of kinetic sculpture from the early twentieth century,
alongside the evocation of noise as art, are key elements in the formation of sound sculpture and to
delineate the temporal barrier of our investigation. After the long journey through the world of sound
objects, from the most primitive devices to the more elaborated pieces with contemporary technologies, the
path reveals that the sound has always been a constant presence. Its integration as a plastic element
allowed the artists to realize a temporal dimension that transforms the sculpture, because it prints an
invisible identity and adds to the experience an auditory memory. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14708 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|