Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14604

Title: Bem-estar psicológico em estudantes do ensino superior: relação com as variáveis sociodemográficas, pessoais e académicas
Authors: Lopes, João José Borges
Advisors: Candeias, Adelinda Maria Araújo
Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Bem-estar psicológico
Variáveis sociodemográficas
Pessoais e académicos
Estudantes do ensino superior
Psychological well-being
Sociodemographic
Personal and academic variables
Students in higer education
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação visa a compreensão e a reflexão sobre o bem-estar psicológico em estudantes portugueses do ensino superior sendo constituída por: dois estudos. O primeiro consiste na adaptação do instrumento Psychological Well-Being Scales (PWBS), de Ryff e Essex (1992), a estudantes do ensino superior; o segundo analisa a relação entre as variáveis sociodemográficas, pessoais e académicas, examinando os seus efeitos preditivos e diferenciais no bem-estar psicológico. Desenvolvemos esta investigação a partir dos modelos concetuais sobre o bem-estar designadamente, o bem-estar psicológico (Ryff, 1989). Participaram neste estudo 887 estudantes do 1º e 3º anos do ensino superior, oriundos de instituições públicas e privadas das cidades de; Almada, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa e Viseu. No primeiro estudo (adaptação do instrumento Psychological Well-Being Scales (PWBS), de Ryff e Essex (1992), foram realizados estudos de validação, através da análise de equações estruturais. Os resultados evidenciaram um ajustamento aceitável do modelo que, agrupa dois fatores: mal-estar psicológico e bem-estar psicológico. Os resultados do segundo estudo mostraram um ajustamento global muito bom relativo ao modelo multivariado de bem-estar psicológico, revelando as variáveis sociodemográficas, pessoais e académicas como preditoras do mesmo. A concluir são extraídas implicações para a adaptação, integração e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior; Abstract: Psychological Well-Being in Higher Education Students Relationship to Sociodemographic, Personal and Academic Variables This research aims at understanding and reflection on the psychological well-being in Portuguese higher education students and consists of: two studies. The first is the adaptation of the Psychological Well-Being Scales (PWBs), of Ryff and Essex (1992), the higher education students; the second analyzes the relationship between sociodemographic, personal and academic variables, examining its predictive effects and differentials in psychological well-being. Developed this research out of concetuais models of welfare in particular, the psychological well-being (Ryff, 1989). The sample consisted of 887 students of 1 and 3 years of higher education, from public and private institutions in the cities of; Almada, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisbon and Viseu. In the first study (adaptation of the Psychological Well-Being Scales (PWBs), of Ryff and Essex (1992) validation studies were performed by analysis of structural equations. The results showed an acceptable fit of the model that brings together two factors: psychological malaise and psychological well-being the results of the second study showed a very good global adjustment for multivariate model of psychological well-being, revealing the sociodemographic, personal and academic variables as predictors of it. The complete implications are drawn for adaptation, integration and development of students in higher education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14604
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese com Críticas do Júri - Resumo Índice.pdf65.53 kBAdobe PDFView/Open
Tese com Críticas do Júri - Capítulos.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois