Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14256
|
Title: | PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
Authors: | Favinha, Marília Pascoal, Miguel |
Editors: | Magalhães, Olga Costa, Paulo |
Keywords: | Sistema Educativo Angolano Papel dos Coordenadores Pedagógicos Universitários |
Issue Date: | 2014 |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola.
Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) é o seu papel quanto à valorização do registo e análise das observações da prática docente, do conteúdo trabalhado na procura da relação teoria /prática que se possa traduzir em resultados significativos para o aluno.
O problema de investigação surgiu em torno da falta de Coordenadores Pedagógicos na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, como possíveis propiciadores do sucesso do PEA.
Dada a relevância do que pensam os professores, os alunos, os encarregados de educação e os diretores escolares sobre esta problemática, optámos por realizar um estudo de natureza mista para o qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista.
Concluiu-se com esta investigação que os Coordenadores Pedagógicos Universitários, devem ser valorizados no subsistema de Ensino Superior, enquanto mediadores de aprendizagens, da promoção e da cooperação entre os professores, da competência científico-pedagógica, dando especial ênfase à noção de partilha de saberes, à reflexão conjunta, à experiência profissional e aos conhecimentos pedagógicos e científicos. Os resultados encontrados poderão contribuir para repensar modos de trabalho mais apropriados que possam levar ao sucesso escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14256 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|