Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14227

Title: Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem
Authors: Ramos, José
Editors: Gomes, Maria João
Keywords: formação de professores
pensamento computacional
Issue Date: 20-Dec-2014
Publisher: - Revista EFT - Educação, Formação e Tecnologia
Citation: Ramos, J.L. ( 2014) Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem: Revista EFT.
Abstract: Resumo: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura relativa às práticas de avaliação das aprendizagens, os autores sublinham, nesta comunicação, a importância de criar e desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens dos estudantes, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes nas intervenções neste domínio, no nosso país bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores do ensino básico e secundário para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. Abstract In recent years we have seen the multiplication of initiatives for the introduction of computational thinking in school programs in many countries, by the use of different technologies, languages and computing environments. In this communication the authors wish to underline the importance in creating and developing of student evaluation’s learning strategies, appropriate to this computing environments, in the framework of the content of the proposal. The knowledge of the prevailing teacher’s assessment practices in interventions in this field in our country and the identification of appropriate assessment tools to evaluate the computational thinking may be an important contribution to the design of assessment strategies by teachers of primary and secondary education so that they can keep up with initiatives to promote computational thinking in school, in different shapes and paths, contributing to a clear and comprehensive assessment of its impact on learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14227
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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