Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14206

Title: Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163)
Authors: Cupeto, C.A.
Figueiredo, M.J.
Silva, V.
Santos, S.
Figueiredo, M.A.
Carvalho, C.
Preguiça, C.
Keywords: geoparque
turismo de experiência
empreendedorismo
Issue Date: 23-Oct-2014
Abstract: Neste artigo apresenta-se o novo paradigma do turismo de experiência, como o advento de um empreendedorismo inovador no sector turístico e o diferencial face à concorrência [3]. O turismo assume-se como uma atividade essencial no regresso ao campo. Sendo, o turismo uma indústria dinâmica e em constante mudança, este trabalho pretende evidenciar a dinâmica da “economia da experiência”, apresentando-se o “novo turista” como um “turista de experiências e emoções”, mais exigente, que procura maior diferenciação, um produto à sua medida, numa correspondência elevada às suas expectativas. Neste novo modelo de turismo, o turista tem o papel central, em que as suas motivações e necessidades assumem o comando para a vivência de um conjunto de emoções que lhe vão perpetuar o ”genius loci” [2]. Sendo Portugal um país de patrimónios- natural, construído e etnográfico/cultural à escala local -, tem apresentado dificuldades na construção uma oferta estruturada e focalizada nos principais ativos turísticos do país. Diante desta realidade, este trabalho mostra as vantagens e potencialidades na oferta de um serviço local, diferenciador que introduz valor, e que proporciona ao turista a vivência de uma experiência única, memorável. Apresenta-se um caso de sucesso; a Naturtejo (Geoparque), no centro raiano de Portugal [13]. O resultado é um turismo de elevado valor (social, ambiental, cultural, económico…) e baixo prejuízo (impactes negativos) [1].
URI: http://hdl.handle.net/10174/14206
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção - final.pdf42.93 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois