Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13937

Title: Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Authors: Veiga, Feliciano
Almeida, Ana
Carvalho, Carolina
Galvão, Diana
Goulão, Fátima
Marinha, Fernanda
Festas, Isabel
Janeiro, Isabel
Nogueira, João
Conboy, Joseph
Melo, Madalena
Taveira, Maria do Céu
Sara, Bahia
Caldeia, Suzana
Pereira, Tiago
Editors: Veiga, Feliciano
Almeida, Ana
Carvalho, Carolina
Galvão, Diana
Goulão, Fátima
Marinha, Fernanda
Festas, Isabel
Janeiro, Isabel
Nogueira, João
Conboy, Joseph
Melo, Madalena
Taveira, Maria do Céu
Bahia, Sara
Caldeira, Suzana
Pereira, Tiago
Keywords: Envolvimento Estudantes na Escola
Psicologia da Educação
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6
Abstract: Nota de Abertura O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) foi organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Foi um Congresso que, embora na sua primeira edição, adquiriu uma dimensão internacional, com 405 participantes, de 15 países, 3 conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico, 3 mesas redondas com a participação de especialistas internacionais de renome, e 14 simpósios, para além de 4 centenas de comunicações e posters. Nos educadores, nos professores e na sociedade em geral, tem vindo a ser notória a inquietação perante o declínio da motivação académica dos alunos, o aumento da alienação, as elevadas taxas de abandono escolar, o consumo de substâncias adversas, a quebra na saúde mental e nos resultados escolares. Esta preocupação é consonante com a constatação de que a ausência de envolvimento dos alunos na escola (EAE) é um problema persistente e que se verifica num grande número de situações. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes, suscetíveis de desencadear diferentes efeitos e de serem influenciados por diversas variáveis, quer de tipo pessoal quer contextual. A necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas torna atual e importante a criação de oportunidades de reflexão e análise acerca da Educação, tomando como objeto de estudo o envolvimento na escola. O conceito “envolvimento dos alunos na escola” (EAE) – engagement – tem assumido grande centralidade na educação. Entendido por nós como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como a cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa, trata-se de um conceito transdisciplinar que tem sido apontado como uma via de respostas aos problemas nas escolas dos nossos dias. Os textos selecionados neste Livro de Atas destacam a importância e a multidimensionalidade do EAE, e centram-se na procura de respostas ao seguinte problema de investigação: Como têm ocorrido os contributos da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola – engagement –, para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino? Divulgar resultados da investigação acerca do envolvimento dos alunos na escola (EAE), analisar práticas educativas promotoras do envolvimento na escola, e equacionar novas linhas de pesquisa constituem-se como objetivos dos trabalhos que integram este livro. Espera-se contribuir para lançar desafios e gerar razão crítica, sendo que as opiniões e os conteúdos apresentados são, naturalmente, da responsabilidade dos seus autores. Procura-se contribuir, assim, para o debate e para a problematização de questões que se colocam em torno do problema de investigação formulado – na escola, na família e na sociedade. Importa, em suma, perceber as vivências centrípetas de ligação à escola, valorizando contributos da investigação em áreas disciplinares diversas, no sentido da realização pessoal e social dos alunos na escola, e mais tarde na vida. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no ICIEAE, encontra-se disponível um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education”, disponível, também, no site do Instituto de Educação. Cumpre agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização dos produtos do Congresso, sobretudo aos participantes. Destaca-se a FCT pelo apoio financeiro concedido. Releva-se o Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, pelo acolhimento e apoio institucional. Aos funcionários do IE, um obrigado especial pelo seu profissionalismo. A todos, o meu muito obrigado. Feliciano H. Veiga Coordenador do ICIEAE
URI: http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608
http://hdl.handle.net/10174/13937
ISBN: 978-989-98314-7-6
Type: book
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Livros
PSI - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro_Atas_ICIEAE.pdf586.68 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois