Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13913
|
Title: | Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
Authors: | Moreira, Maria de Lurdes |
Keywords: | Programa de Treino Multimédia Consciência Fonológica Conhecimento das Letras princípio Alfabético |
Issue Date: | Feb-2015 |
Publisher: | Saarbrucken: Novas Edições Académicas |
Citation: | Moreira, M.L. (2015) Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético. Saarbrucken: Novas Edições Académicas. |
Abstract: | As investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13913 |
ISBN: | 978-3-639-61038-3 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|