Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13876

Title: Estudo de matérias-primas minerais de santiago do cacem com vista ao desenvolvimento da industria da cerâmica estrutural no Alentejo Litoral (Portugal)
Authors: Martins, Ruben
Gomes, Celso
Rocha, Rosa
Faria, Paula
Lopes, Luís
Editors: Silva Gomes, J. F.
António, Carlos C.
Afonso, Clito
Matos, António S.
Keywords: Argilas
Cerâmica
Santiago do Cacém
Indústria
Issue Date: Apr-2014
Publisher: LusoImpress S.A.
Citation: Martins, Ruben; Gomes, Celso; Rocha, Rosa; Faria, Paula & Lopes, Luís. 2014. Estudo de matérias-primas minerais de santiago do cacem com vista ao desenvolvimento da industria da cerâmica estrutural no Alentejo Litoral (Portugal), In: J.F. Silva Gomes, C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos, (Eds). A Engenharia como motor para a Inovação e o Desenvolvimento. LusoImpress S.A., Inhambane. ISBN: 978-989-98832-0-8. pp 259 – 260. Trabalho apresentado no âmbito do 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Inhambane / Moçambique, 14-18 Abril 2014, (http://paginas.fe.up.pt/clme/2014/), [on CD-ROM insert, Ref.CLME’2014_ A123682], ISBN: 978-989-98832-1-5. 2014. Moçambique.
Abstract: A cerâmica tradicional utiliza a argila ou barro como matéria-prima essencial. No Alentejo,devido à carência desta matéria-prima, a indústria cerâmica é por assim dizer inexistente, havendo que importar de outras regiões, quer os produtos cerâmicos estruturais (tijolo e abobadilha), quer os produtos cerâmicos para pavimentação e revestimento (mosaico e telha). Esta carência de argilas,que se tem vindo a agravar nas últimas décadas, acarreta graves problemas e inconvenienteseconómicos e sociais à região, que já possuiu alguns pólos cerâmicos de reconhecido valor. Importa por isso, pesquisar, caracterizar, quantificar e avaliar matérias-primas alternativas, como por exemplo, xistos Paleozóicos de baixo grau de metamorfismo que possuam as propriedades fundamentais exigíveis em conformidade com as aplicações previsíveis. Os estudos desenvolveram-se na região de Santiago do Cacém, por aí ocorrer uma grande variedade litológica e xistos do tipo antes referido com reservas significativas que poderão futuramente servir de suporte à implantação de indústrias cerâmicas no Alto Alentejo. As metodologias de trabalho adoptadas tiveram os objectivos seguintes: identificação de todas as formações geológicas existentes no Concelho de Santiago do Cacém; caracterização físico- química de todas as litologias identificadas; caracterização do comportamento dos materiais geológicos previamente seleccionados nas diversas fases do processo cerâmico. A amostragem foi efectuada em três zonas distintas: 1 - zona de Santiago do Cacém, mais extensa, abarcando uma área que vai da Aldeia dos Chãos, a sul da cidade, até Vale Figueira, já relativamente próximo de Melides, definindo-se um corredor de 18km x 8km, perfazendo uma área total estimada em cerca de 144km2; 2 - zona de Boticos, junto à estrada nacional 121, entre Santiago do Cacém e a Freguesia de Ermidas-Sado; 3 - zona de Sabóia - Odemira.
URI: http://paginas.fe.up.pt/clme/2014/
http://hdl.handle.net/10174/13876
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A123682 - CLME Ruben.pdf78.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois