Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13862

Title: Paisagem como tema / Landscape as a theme
Authors: Salema, Sofia
Issue Date: Dec-2014
Publisher: Rui Mendes, Pedro Pacheco e João Rocha
Abstract: Paisagem como tema foi o título da exposição realizada no Museu da Luz, entre Abril e Junho de 2013, onde se apresentaram alguns resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitectura, da Universidade de Évora. A paisagem tem sido uma matriz nos objectivos específicos das unidades curriculares de Projecto e de Projecto Avançado do Curso de Arquitectura. O Curso tem promovido a compreensão da vocação do lugar e a construção dos lugares como uma estratégia conceptual do projecto de arquitectura. O projecto arquitectónico deve evidenciar a união natural e tão intrínseca com o lugar e a sua história que seja inevitável conceber esse mesmo lugar sem o dissociar do projecto. Na formação dos jovens arquitectos valorizam-se os projectos que revelem uma forte ligação com o espaço/lugar e todo o contexto que o sustenta e que criem uma relação de interdependência mútua entre o lugar e a arquitectura. O Alqueva é um território que sofreu grandes alterações sob a égide da água. A construção do grande lago modificou e interrompeu uma paisagem construída durante séculos, estruturada pela presença do rio Guadiana. Compreender este território e a sua identidade, tem sido um dos objectos de estudo do Curso de Arquitectura, enquanto espaço/lugar de partilha entre a academia e a comunidade local onde a Universidade de Évora se integra. No ano lectivo de 2012-2013 os alunos de 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, nas unidades curriculares de Projecto Avançado, aprofundaram o pensamento sobre o Alqueva. Esta escolha fundamentou-se não só na proximidade com a Universidade de Évora mas também nas (novas) relações, que a construção deste grande lago estimula e provoca, entre a paisagem e a arquitectura, entre a agricultura e os sistemas produtivos, entre o património e a cultura. Os trabalhos apresentados representam a investigação em projecto desenvolvida por estes alunos. Os desenhos manifestam-se como um imprescindível instrumento de reflexão, leitura, interpretação e representação das características do território do Alqueva. Os desenhos descrevem os temas da leitura do território a partir da caracterização de vários sistemas que codificam esta paisagem recente, interrompida pela construção do grande lago do Alqueva; registam a identidade geográfica e territorial e como tal são instrumentos de conhecimento e reconhecimento da vocação e do carácter do lugar – o seu genius locci – permitindo aos alunos conceber os seus projectos arquitectónicos como construção de um lugar. A experiência pioneira no Museu da Luz, na Primavera de 2013, permitiu não só apresentar os resultados desenvolvidos pelos alunos, como também, expô-los na comunidade e no lugar do objecto de estudo – o Alqueva. Permitiu, ainda, reforçar as relações com algumas instituições nacionais e internacionais, como o Departamento de Landscape Architecture and Environmental Planning da Universidade de Califórnia em Berkeley, EUA, e a Academia di Architettura, Universita della Svizera Italiana em Mendrizio, que este ano lectivo continuou o trabalho sobre o Alqueva, iniciado pelos alunos do Curso de Arquitectura da Universidade de Évora. Finalmente agradeço o empenho e apoio da EDIA, Museu da luz, Universidade de Évora, CIDEHUS, IFFA, Cátedra UNESCO e da Herdade do Esporão, sem os quais a exposição e esta publicação não teriam sido possíveis. Agradeço ainda a dedicação e entusiasmo dos docentes e alunos que permitiram concretizar esta iniciativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13862
Type: other
Appears in Collections:ARQ - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2014_SS_UE_Alqueva_Paisagem como tema.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois