|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13780
|
Title: | PROJETO CONHECER E PREVENIR O VIH: INTERVENÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA |
Authors: | Frias, Ana Caldeira, Ermelinda Chora, Antónia Casas-Novas, Vitória Sim-Sim, Margarida Palminhas, Edgar |
Editors: | Silva, Antónia Lopes, M. J. Cunha, Silvério |
Keywords: | VIH-SIDA, comunidade académica, intervenção |
Issue Date: | Sep-2014 |
Publisher: | Universidade de Évora Centro de Ciência e Tecnologias da Saúde |
Citation: | Frias, A.; Caldeira, E.; Chora, A.; Casas-Novas, V.; Sim-Sim, M.; Palminhas, E. (2014). Projeto Conhecer e Prevenir o VIH: Intervenção na Universidade de Évora. In Silva, A.; Lopes, M. J.; Cunha, S.- I Fórum Internacional de Violência e Maus-Tratos
VII Fórum Internacional de SaúdeEnvelhecimento e Representações Sociais. Pg. 90. ISBN: 978-989-99122-0-5 |
Abstract: | Portugal, no contexto da Europa Ocidental, é o 3.º país com a mais elevada taxa de incidência por infeção VIH/SIDA [i.e. 13.5/100.000 hab.] (ECDC, 2012). O reconhecimento dos efeitos positivos conseguidos através de parcerias com jovens-adultos, dão voz aos mais novos, empoderando-os na prevenção (UNFPA, 2014). O projeto-piloto de intervenção por pares é uma parceria da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus-Universidade de Évora com a Administração Regional de Saúde, no âmbito das políticas do Ministério da Saúde e Plano Nacional de prevenção e controlo da infeção por VIH Sida. Objetivo: Contribuir para a Prevenção do HIV-SIDA na Comunidade Académica. Método: O projeto assenta em metodologias de trabalho interdisciplinar e interpares como estratégia de promoção da saúde. Constituídas bolsas de voluntários e formados “pares de educadores”. Realizadas intervenções na Universidade de Évora que abrangeram o pessoal docente, não docente e discente. Realizados debates e jogos dobre a temática do VIH. Distribuídos preservativos e feita demonstração do correto uso do mesmo. Entre outras atividades ouve ainda a possibilidade de realizar de forma gratuito e confidencial o teste rápido do VIH. Resultados: De Fevereiro de 2013 a Maio de 2014 foram formados 54 “pares de educadores”. Das intervenções realizadas resultaram 11 debates com a presença de 522 Pessoas, a distribuição de 11017 preservativos masculinos, 950 femininos, 241 Atividades de aconselhamento individual e realização de Testes Rápidos do VIH. Conclusão: A comunidade académica, pela diversidade de papéis, idades e experiências das pessoas, constitui um grupo interessante para a realização do programa de intervenção comunitária. Considera-se pertinente a continuidade deste projeto, estando já agendadas novas intervenções para o Ano 2014/15 |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13780 |
ISBN: | 978-989-99122-0-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|