Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13515

Title: Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem
Authors: Barros, Maria da Luz
Sim-Sim, Margarida
Keywords: sexualidade
duplo padrão sexual
enfermagem
estudantes de enfermagem
Issue Date: 5-Sep-2014
Publisher: I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos
Citation: Barros, M. L. & Sim-Sim, M. (2014). Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem. I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos. Evora. Set. 2014
Abstract: Introdução: A sexualidade como temática na formação em Enfermagem é área carente, explorada superficialmente, orientada para a prevenção de IST, gravidez, gerando-se um espaço interdito de assexualização do cuidador e do beneficiário (Pereira, 2007) . Visões fluidas e limitadas espelham lacunas curriculares e ocultação do tem na formação (Gir, Nogueira & Pelá, 2000) (Ressel & Gualda, 2002) . Como temática curricular para universitários, revela benefícios no conhecimento e posturas dos Estudantes concorrendo para menor tradicionalismo (Low, 2004) . Objetivo: Descrever a relação entre o conhecimento sobre sexualidade e o duplo padrão sexual. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. Amostra de conveniência de 117 estudantes do 3º Ano. Média de idades de 22,2 anos (DP=3.961). Questionário aplicado no inicio do ano com questões sobre Anatomofisiologia, Contraceção e Resposta Sexual Humana [RSH] e escala de Duplo Padrão Sexual (alfa de Cronbach .833). Resultados: Fisiologia Feminina e RSH são os conteúdos mais precários no conhecimento. Através de teste t de Student de amostras emparelhadas, constatam-se diferenças significativas entre a dimensão da RSH face às dimensões de Anatomia, Fisiologia Masculina e Contraceção. Os estudantes tendem a ser liberais no Duplo Padrão Sexual, mas apenas com correlação significativa face ao conhecimento sobre Fisiologia Feminina (p<.05). Conclusões: Os conhecimentos não exprimem claramente associações ao Duplo Padrão, facto que deixa dúvidas quanto à preparação dos estudantes para a abordagem respeitosa do utente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13515
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CICTS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poster-Forum-Luz-Margarida.pdf278.84 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois