Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13515
|
Title: | Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
Authors: | Barros, Maria da Luz Sim-Sim, Margarida |
Keywords: | sexualidade duplo padrão sexual enfermagem estudantes de enfermagem |
Issue Date: | 5-Sep-2014 |
Publisher: | I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos |
Citation: | Barros, M. L. & Sim-Sim, M. (2014). Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem. I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos. Evora. Set. 2014 |
Abstract: | Introdução: A sexualidade como temática na formação em Enfermagem é área carente, explorada superficialmente, orientada para a prevenção de IST, gravidez, gerando-se um espaço interdito de assexualização do cuidador e do beneficiário (Pereira, 2007) . Visões fluidas e limitadas espelham lacunas curriculares e ocultação do tem na formação (Gir, Nogueira & Pelá, 2000) (Ressel & Gualda, 2002) . Como temática curricular para universitários, revela benefícios no conhecimento e posturas dos Estudantes concorrendo para menor tradicionalismo (Low, 2004) . Objetivo: Descrever a relação entre o conhecimento sobre sexualidade e o duplo padrão sexual. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. Amostra de conveniência de 117 estudantes do 3º Ano. Média de idades de 22,2 anos (DP=3.961). Questionário aplicado no inicio do ano com questões sobre Anatomofisiologia, Contraceção e Resposta Sexual Humana [RSH] e escala de Duplo Padrão Sexual (alfa de Cronbach .833). Resultados: Fisiologia Feminina e RSH são os conteúdos mais precários no conhecimento. Através de teste t de Student de amostras emparelhadas, constatam-se diferenças significativas entre a dimensão da RSH face às dimensões de Anatomia, Fisiologia Masculina e Contraceção. Os estudantes tendem a ser liberais no Duplo Padrão Sexual, mas apenas com correlação significativa face ao conhecimento sobre Fisiologia Feminina (p<.05). Conclusões: Os conhecimentos não exprimem claramente associações ao Duplo Padrão, facto que deixa dúvidas quanto à preparação dos estudantes para a abordagem respeitosa do utente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13515 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CICTS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|