Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13472
|
Title: | Recursos e percursos do programa integrado de educação e formação (PIEF) – Estudo de três casos no Alentejo |
Authors: | Saias, Francisco Fialho, Isabel |
Keywords: | Educação inclusiva Medida PIEF Terra Nómada |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Investigar em Educação. Novas profissionalidades em educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Citation: | Saias, F. & Fialho, I (2014). Recursos e percursos do programa integrado de educação e formação (PIEF) – Estudo de três casos no Alentejo. Investigar em Educação. Novas profissionalidades em educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2) 2, 95-107. |
Abstract: | Este artigo reporta um estudo multicaso sobre o processo de reinserção escolar de três grupos/turma PIEF integrados no projeto Terra Nómada. A investigação incidiu sobre o processo de ensino desenvolvido pelas equipas, tendo por base entrevistas semiestruturadas, na modalidade de grupo focal, e análise documental dos materiais adotados. Como mais-valia sobressai a exploração de processos de ensino centrados no aluno e a existência de equipas fortemente motivadas e predispostas ao trabalho colaborativo, articulação e desenvolvimento de projetos transdisciplinares. O regime de codocência favoreceu a adoção de estratégias de ensino diversificadas e a organização de trabalho subjacente ao princípio da individualização. As iniciativas Terra Nómada fortaleceram a ligação com as famílias e tiveram um impacto evidente nas práticas profissionais dos docentes. As maiores debilidades situaram-se ao nível da gestão curricular, observando-se alguma simplificação do currículo enunciado, generalização dos planos individuais e reduzido controlo da sua execução. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13472 |
ISSN: | 2183-1793 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|