Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/13433

Title: Estratégia empresarial e dinâmicas de inovação: referências para uma gestão estratégica de sucesso no setor vitivinícola brasileiro
Authors: Clementino, Valdner Daízio Ramos
Advisors: Sousa, António João Coelho de
Keywords: Gestão
Estratégia
Inovação
Vinho
Brasil
Management
Strategy
Innovation
Wine
Brazil
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Até à década de 60 do século XX, a viticultura brasileira estava restrita ao sul e sudeste do Brasil, como cultura de clima temperado. A partir de 1990, surgiram novos pólos vitícolas também em regiões subtropicais e tropicais, mais produtivos, voltados para a produção de uvas de mesa, de vinhos finos e de suco. Atualmente, a vitivinicultura no Brasil ocupa uma área de, aproximadamente, 77 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do país até regiões situadas muito próximas do equador. Com este trabalho, procurou-se identificar e analisar os fatores determinantes do pensamento e da ação estratégica de inovação das empresas do setor vitivinícola brasileiro e respetivos desempenhos económicos, no contexto nacional e global, no intuito de melhorar a competitividade. Partindo de um quadro teórico robusto, a metodologia adotada tem como suporte de base a “Grelha Integrada de Reflexão Estratégica – GIRE”, desdobrada numa análise “baseada nos recursos” e num estudo sistémico C-R-P (análise das relações entre Contexto, Reflexão estratégica e Performance). Esta ferramenta já foi testada em diversas investigações (Calori, Very & Arrègle, 1997; Sousa, 2000; Vivas, 2012), tendo sido aqui adaptada ao contexto específico da Inovação, dando origem a uma nova versão, a GIREINOV – Grelha Integrada de Reflexão Estratégica de Inovação. Esta ferramenta, articulando a aplicação de técnicas quantitativas (análises fatorial, de clusters, discriminante, de variância simples e multivariada) e qualitativas de investigação (método PEST, análise das cinco forças competitivas, matriz SWOT), visa testar a hipótese geral (desagregada em três hipóteses operacionais) de que o contexto dinâmico e competitivo do setor vitivinícola brasileiro tem induzido as empresas a diversos tipos de reflexão e de ação estratégica de inovação, capazes de promover performances económicas diferenciadas. Os resultados do estudo empírico, permitiram identificar 6 diferentes estilos de reflexão estratégica de inovação, com perfis distintos em termos de dimensões e variáveis contextuais (lógica do empresário, caraterísticas da organização, dimensão da empresa, processo de inovação e ambiente criativo) e desempenhos económicos diferenciados. Finalmente, são sugeridas através de uma matriz SWOT, linhas sintéticas de orientação estratégica para melhorar a competitividade das empresas de vinhos brasileiras; BUSINESS STRATEGY AND INNOVATION DYNAMICS: References to a successful strategic management in the Brazilian wine industry ABSTRACT: Until the 60s of twentieth century, Brazilian viticulture was restricted to the south and southeast of Brazil, maintaining the characteristics inherent to a culture of temperate climate. Since 1990, new vineyard centers also emerged in subtropical and tropical regions, more productive, focused on the production of table grapes, fine wines and juice. Currently the wine industry in Brazil covers an area of approximately 77,000 hectares with vineyards established from the southern end of the country to regions very close to the equator (EMBRAPA, 2009). With this work, we sought to identify and analyze the determinants of strategic thought and action for innovation of companies in the Brazilian wine industry and respective economic performances in the national and global context in order to improve competitiveness. Building on a robust theoretical framework, the methodology adopted is based on the "Integrated Grid of Strategic Reflection - GIRE", unfolded in a "resource-based" analysis and in a systematic CRP (analysis of relationships among Context, strategic Reflection and Performance) study. This tool has already been tested in several investigations (Calori, Very & Arrègle, 1997; Sousa, 2000; Vivas, 2012), having been here adapted to the specific context of innovation, giving rise to a new version, the GIREINOV - Integrated Grid of Innovation Strategic Reflection. This tool, linking the application of quantitative techniques (factor analysis, analysis of clusters, discriminant analysis, simple and multivariate variance analysis) and qualitative research (PEST method, analysis of the five competitive forces, SWOT matrix) to test the general hypothesis (broken down into three operating assumptions) that the dynamic and competitive environment of the Brazilian wine sector has led companies to various types of strategic reflection and action for innovation, able to promote differentiated economic performances. The results of the empirical study have identified 6 different styles of strategic reflection of innovation, with different profiles in terms of dimensions and contextual variables (entrepreneur's logic, organizational characteristics, firm size, innovation process and creative environment) and differentiated economic performances. Finally, are suggested, through a SWOT matrix, synthetic strategic guidelines to improve the competitiveness of Brazilian wine companies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/13433
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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