|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13415
|
Title: | Parentalidade & Cidadania: discursos, imagens e contradições |
Authors: | Costa, Rosalina |
Editors: | Baltazar, M. S. Vaz, E. Jorge, F. |
Keywords: | Parentalidade Infância Família Consumo Género |
Issue Date: | Dec-2014 |
Publisher: | Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora |
Citation: | COSTA, Rosalina (2014). “Parentalidade & Cidadania: discursos, imagens e contradições”. In M. S. Baltazar, E. Vaz e F. Jorge (Coord.), Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições – Atas do III Congresso Internacional de Verão. Évora: Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora: 360-381. (ISBN: 978-989-8550-25-5). Disponível em url: http://www.ecs.uevora.pt/documentos/E-books |
Abstract: | Nas últimas décadas, o termo ‘parentalidade’ tem vindo progressivamente a afirmar-se pública e
politicamente no léxico quotidiano. Tal fica a dever-se, por um lado, ao maior reconhecimento
da sua expressão, possibilidades e constrangimentos, na sequência da alteração de papéis de
género na família e na sociedade, motivados pelo acesso generalizado da mulher ao mercado de
trabalho remunerado, a afirmação da igualdade de direitos entre homens e mulheres e o declínio
do modelo familiar patriarcal; por outro, à recente mas contínua (re)construção legislativa em
torno das questões da parentalidade. Apesar disso, existem em Portugal muitas evidências
segundo as quais o exercício da parentalidade (deveres legais e responsabilidades sociais)
continua bastante condicionado por assimetrias e estereótipos de género. Importa, por isso,
compreender à malha mais fina quais são as representações sociais envolvidas nos papéis
familiares de pai e mãe, e de que forma elas conduzem a práticas específicas no quotidiano de
homens e mulheres. Este texto pretende contribuir para esse objectivo mais amplo. Das várias
portas de entrada possíveis, centramo-nos sobre o lugar do género na construção da
parentalidade através do consumo. Como base complementar de discussão, propomo-nos dar
conta de uma incursão exploratória sobre os discursos veiculados através da literatura dirigida
aos pais e marcas globais no domínio dos consumos especificamente associados ao nascimento
de um filho. A análise qualitativa sobre os conteúdos da Revista Pais & Filhos e loja online da
Chicco® permite concluir como por detrás de um discurso igualitário em torno da parentalidade
competente se revelam, afinal, velhas persistências sobre o lugar do género na (des)construção
das lógicas socioculturais que enformam a transição para a parentalidade, aqui perspectivada
sobre a óptica do consumo. |
URI: | http://www.ecs.uevora.pt/documentos/E-books http://hdl.handle.net/10174/13415 |
ISBN: | 978-989-8550-25-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|