Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12895

Title: Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: Uma Leitura Da Sociologia.
Authors: Chainho, Carla
Saragoça, José
Keywords: Avaliação de Escolas
Avaliação Externa
Autoavaliação
Lógicas de Ação
Regulação
Issue Date: 2014
Publisher: Associação Portuguesa de Sociologia
Citation: CHAINHO, Carla & SARAGOÇA, José (2014). “Investigação Publicada Sobre Avaliação De Escolas Em Portugal: uma leitura da sociologia”. In Atas do XIII Congresso Português de Sociologia. Disponível em http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.
Abstract: A avaliação de escolas é uma temática cada vez mais presente, refletida e estudada na sociedade atual, à medida que algumas das políticas públicas reclamam das escolas mais responsabilidade social e a prestação de contas (accountability) à sociedade regularmente. Na última década, muitos foram os trabalhos académicos publicados, oriundos de diversas áreas do conhecimento - das ciências sociais, das ciências humanas e, particularmente, das ciências da educação. Esta comunicação decorre do trabalho já iniciado com o objetivo de realizar, num agrupamento de escolas, um estudo sociológico de cariz qualitativo com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos atores escolares acerca do contributo que a avaliação externa possa ter na melhoria da qualidade das escolas; investigar em que medida as lógicas de ação dos atores escolares impulsionam, obstaculizam ou se manifestam neutras relativamente à eficácia e eficiência desses processos de avaliação e de que forma produtoras de mecanismos de regulação no âmbito da autoavaliação e da avaliação externa; conhecer os objetivos estratégicos dos atores escolares face à avaliação da escola; e, finalmente, aferir a possibilidade destes atores escolares virem a concretizar uma ação estratégica coletiva potenciadora de mecanismos de auto e heteroavaliação (avaliação externa) orientados para a melhoria da qualidade da sua escola. Assim, nesta breve comunicação, apresentamos dados sobre as dissertações publicadas sobre avaliação de escolas em Portugal, desde 2001, e às quais tivemos acesso, e refletiremos sobre o seu interesse para a nossa investigação sociológica.
URI: http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0341.pdf.
http://hdl.handle.net/10174/12895
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
INVEST PUBLICADA AVALIAÇÃO ESCOLAS (Chainho e Saragoça).pdf636.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois