Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12826

Title: As Informações militares na Democracia Portuguesa: contributos de uma investigação
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Fonseca, Dinis
Editors: APS, Associação Portuguesa de Sociologia
Keywords: Democracia,
Defesa
Forças Armadas
Globalização
Informações Militares
Issue Date: 2014
Publisher: APS / Associação Portuguesa de Sociologia
Citation: Baltazar, M. da S., Fonseca, Dinis (2014) As Informações militares na Democracia Portuguesa: contributos de uma investigação, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia,14 a 16 de Abril de 2014, Évora, pp17
Abstract: A globalização intensificou os perigos que encaramos, como o terrorismo internacional e disseminação/propagação de tecnologias letais, perturbações económicas e a mudança climática. As modificações democráticas operadas na sociedade portuguesa refletiram-se num sector sensível dos interesses nacionais – os Serviços de Informações Militares.(SIM) No mesmo período em que as alterações de funções e estrutura organizacional se verificaram nos Serviços de Informações, Portugal através das Forças Armadas (FA), num quadro de cooperação internacional, tem contribuído para a promoção da paz e segurança, com uma projeção de Forças Nacionais Destacadas (FND) sem paralelo histórico nacional. A interação do país com realidades novas remete-nos para o estudo do sector das Informações Militares: a sua transformação, enquadramento institucional e funções na democracia em Portugal, ou seja, desde um tempo em que o país se encontrava quase retirado do cenário internacional até a atualidade em que não se pode descurar as influências da globalização. Nesta decorrência apontamos à questão da compreensão da mudança operada nos quadros sociais de ação que o trabalho profissional desenvolvido nos serviços de informações procura captar, mudança que desencadeia nos próprios serviços alterações procedimentais, nomeadamente na sua metainformação estratégica nacional. Pelo que este trabalho corresponde à identificação dos fatores macrossociais que levaram às alterações ocorridas no SIM, atualmente designado por Centro de Informações e Seguranças Militares (CISMIL), e consequentes implicações no âmbito das informações e segurança, nas missões que são acometidas às FA Portuguesas no atual contexto internacional. Essas alterações são aqui tomadas como uma resposta institucional adaptativa às mudanças sociais globais e as consequentes implicações na meta informação estratégica nacional, como uma consequência operacional imperativa e decorrente dessa mesma adaptação institucional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12826
ISBN: 978-989-97981-2-0.
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Informações Militares- cont de uma investigação - junho14 (1).pdf562.79 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois