Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12825

Title: Acesso ao Ensino Superior e mobilidade dos portugueses
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Vieira, Carlos
Vieira, Isabel
Rego, Conceição
Editors: Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora
Keywords: Acesso ao ensino superior
Coesão social
Desenvolvimento territorial
Instituições de Ensino Superior
Mobilidade social
Issue Date: 2014
Publisher: Escola de Ciências Sociais/Universidade de Évora
Citation: Baltazar, M. da Saudade; Vieira, Carlos; Vieira, Isabel & Rego, Conceição. (2014), Acesso ao Ensino Superior e mobilidade dos portugueses, III Congresso Internacional de Verão - Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições, 6 a 7 de setembro de 2013, Évora, pp 73-97
Abstract: A sociedade portuguesa assistiu a mudanças muito acentuadas ao longo dos últimos 50 anos. Os principais acontecimentos que marcaram a cronologia histórica do país foram decisivos na sua evolução social, em termos demográficos, sociais, económicos e político-institucionais. No que respeita ao ensino superior, Portugal conheceu alterações profundas, nomeadamente por via dos efeitos económicos, sociais e territoriais que as instituições de ensino superior provocam nos locais onde se inserem, e por via da alteração na estrutura de qualificações da população portuguesa. Mais recentemente assiste-se a inequívocas alterações no estilo de vida dos portugueses decorrentes da crise económico-financeira com que se confronta o país, e a Europa em geral. Estas alterações provocam efeitos na procura do ensino superior, os quais começam a tornar-se por demais evidentes. Neste estudo pretendemos discutir o modo como a rede de ensino superior instalada no país tem contribuído para a promoção da coesão social, assim como analisar o acesso ao ensino superior e as suas implicações na mobilidade social dos portugueses, a partir das estatísticas disponíveis sobre as dimensões de análise selecionadas para o efeito. Os trabalhos desenvolvidos permitem-nos concluir que apesar da distribuição de instituições de ensino superior por todo o país, o acesso a este nível de ensino tende a ser feito por jovens maioritariamente filhos de pais diplomados, indiciando desde logo uma tendência para uma baixa mobilidade social por esta via. Complementarmente, propomo-nos perceber de que modo Portugal se distingue de outros países, nesta matéria. Dado que as condições de vida das famílias são determinantes para o acesso e permanência no ensino superior, com este estudo visamos ainda discutir a influência do aumento nos custos de frequência do ensino superior (por via das propinas e do apoio social neste nível de ensino) na composição social dos jovens que frequentam as instituições de ensino superior em Portugal, e consequentemente na deterioração da coesão social.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12825
ISBN: 978-989-8550-25-5
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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