|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12676
|
Title: | Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa: uma abordagem às estratégias da política pública. |
Authors: | Rego, Conceição Lucas, Maria Raquel Ramos, Isabel Joaquina da Silva Carvalho, Maria Leonor Baltazar, Maria da Saudade |
Editors: | Corrêa da Silva, Isabel Pignatelli, Marina de Matos Viegas, Susana |
Keywords: | Ensino Superior PLOP Política Pública |
Issue Date: | Feb-2015 |
Publisher: | XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro |
Citation: | Rego, Conceição; Lucas, Maria Raquel; Ramos, Isabel Joaquina; da Silva Carvalho, Maria Leonor; Baltazar, Maria da Saudade (2015), Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa: uma abordagem às estratégias da política pública. Comunicação apresentada no XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1-5 de Fevereiro. |
Abstract: | A definição dos objectivos de política educativa, em todos os países, está intimamente ligada ao conceito de desenvolvimento subjacente. Como é em conhecido, os níveis de desenvolvimento dos países estão fortemente correlacionados com os níveis de educação atingidos pela população, particularmente a ativa, uma vez que níveis mais elevados de educação permitem obter níveis de produtividade e rendimento mais elevados.
Entre os países de língua oficial portuguesa (PLOP), quer os níveis de desenvolvimento quer os níveis de acesso ao ensino e a sua frequência, em geral, e à educação superior em particular, são bastante diferentes. No ensaio que se propõe fazer, o objectivo é por um lado, i) elaborar o diagnóstico, nos vários países, em relação ao sector do ensino superior e, por outro, ii) descrever as estratégias de política educativa dos vários países no que ao ensino superior diz respeito. No final, procuram-se identificar algumas medidas de política pública que, pela sua capacidade de melhorar a proporção de estudantes a frequentar o ensino superior, possam ser aplicadas transversalmente nos diversos países.
Este trabalho é apoiado em análise documental, a partir do estudo de documentos de política educativa disponíveis para os vários PLOP, no domínio da educação e do ensino superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12676 |
ISBN: | 978-989-99357-0-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|