Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12537

Title: Desempenho ambiental, energético e económico de argamassa com cortiça para a reabilitação energética da envolvente de edifícios
Authors: Silvestre, José D.
Correia da Silva, J.J.
Castelo, André
Brito, J. de
Pinheiro, M.D.
Keywords: AIT
ACV
Cortiça
Desempenho ambiental
Reabilitação energética
Issue Date: 13-Nov-2014
Publisher: Plataforma para a Construção Sustentavel
Citation: Silvestre, José D., Correia da Silva, J.J., Castelo, A.M.P., Brito, J. de, Pinheiro, M.D. (2014). Desempenho ambiental, energético e económico de argamassa com cortiça para a reabilitação energética da envolvente de edifícios. Atas do CINCOS'14 - Congresso de Inovação na Construção Sustentável. Porto, 13-14 novembro 2014.
Abstract: A caracterização do desempenho ambiental, energético e económico do berço ao berço de uma Argamassa de revestimento de Isolamento Térmico (AIT; Thermal Insulating Rendering Mortar - TIRM), com granulado de cortiça como agregado leve, foi centrada nas emissões de carbono, nos custos energéticos e económicos e nas poupanças permitidas pela aplicação de diferentes espessuras deste produto por m2 de uma parede exterior de um edifício modelo. Foi possível concluir que as paredes referência (sem aplicação da AIT) apresentam um pior desempenho energético durante a fase de utilização (quantidade de energia utilizada para o aquecimento e arrefecimento do espaço interior) devido ao elevado valor do seu coeficiente de transmissão térmica (U). As paredes com aplicação da AIT apresentam um melhor desempenho energético durante a fase de utilização, devido à redução do valor de U, resultando numa diminuição dos impactos ambientais e económicos. Considerando uma comparação entre as paredes melhoradas com AIT e as de referência, é possível verificar que, apesar das primeiras terem um custo mais elevado na fase de aquisição, tendo em consideração consumo energético para o aquecimento e arrefecimento, as paredes com AIT acabam por ter um custo mais reduzido no período de estudo de 50 anos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12537
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CINCOSjjcs.pdf1.98 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois