Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12501
|
Title: | A educação para a autonomia e o empoderamento comunicativo: o caso da "Amélia quer um cão" |
Authors: | Boné, Maria Bonito, Jorge |
Editors: | UNISAL |
Keywords: | comunicação aumentativa comunicação com símbolos adaptação |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | UNISAL |
Citation: | Boné, M., & Bonito, J. (2014). A educação para a autonomia e o empoderamento comunicativo: o caso da “Amélia quer um cão”. Revista de Ciências da Educação, 31(2), 39-55. |
Abstract: | Algumas pessoas, em resultado de razões diversas, estão impossibilitadas de comunicar através da fala ou fazem-no de forma limitada. Perante estes casos revela-se fundamental, o mais precoce possível, a introdução, de um Sistema de Comunicação Alternativa ou Aumentativa que ajude essas pessoas a interagir eficazmente com o meio social. Este trabalho objetiva a intervenção com vista ao incentivo da comunicação aumentativa como fator promotor e enriquecedor da comunicação. Desenvolveu-se uma adaptação da obra “Amélia quer um cão”, com texto de Tim Bowley e ilustração de André Neves, com base no software “Comunicar com símbolos”. Destacaram-se as ideias fundamentais criando frases simples e a respetiva correspondência simbólica. Foi mantido o texto original, perspetivando a sua leitura, numa fase posterior, de domínio das técnicas de leitura. A abordagem e exploração da obra adequa-se a crianças e a adultos não leitores ou em fase de aquisição da leitura e da correta estruturação frásica, que manifestem alguns comprometimentos. A descoberta adaptativa desta obra abre a porta à vasta possibilidade de criar documentos e contextos promotores da literacia entre grupos de pessoas que necessitam de adaptações, estímulos e fatores impulsionadores de episódios comunicativos. |
URI: | http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/361 http://hdl.handle.net/10174/12501 |
ISSN: | 2317-6091 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|