Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12313

Title: As potencialedades das tecnologias de informação e comunicação: um estudo de intervenção numa escola do ensino básico
Authors: Cunha, Paulo Jorge Ramalho da
Advisors: Neto, António José dos Santos
Keywords: Educação
Escola
Organização aprendente
Ensino básico
Plataforma informática
Education
School
Learning organisation
Primary education
Computer science platform
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho resultou de uma investigação realizada numa escola privada do ensino básico em Portugal. Com ele, pretendeu-se estudar as potencialidades da utilização prática das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela comunidade escolar, nomeadamente pelos docentes, pelos alunos do 8° ano de escolaridade e pelos seus encarregados de educação. De modo a operacionalizar este propósito, partiu-se da seguinte questão orientadora: De que forma é que as potencialidades educativas das TIC poderão ajudar a transformar a escola? Os objectivos da investigação que se afiguraram mais relevantes foram, em concreto, os seguintes: 1) caracterizar a disponibilidade de meios e ambientes informáticos dos professores e dos encarregados de educação da escola em estudo; 2) estudar as concepções que os professores, os alunos e os respectivos encarregados de educação da mesma escola evidenciavam sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar; 3) perceber como a comunidade escolar avaliava a integração da plataforma informática A Turma do Vasquinho na dinâmica escolar; 4) analisar se o uso da plataforma informática A Turma do Vasquinho parecia incentivar a classe docente para o desenvolvimento de competências tecnológicas; e 5) compreender de que forma a introdução da plataforma informática A Turma do Vasquinho poderia estimular a formação de comunidades. A presente investigação apostou na combinação de procedimentos de pesquisa quantitativos e qualitativos, configurando uma abordagem metodológica que, globalmente, se aproximou do estudo de caso, embora com uma vertente interventiva. 0 estudo empírico implicou, em concreto, duas grandes fases metodológicas. A primeira fase teve como principal finalidade a introdução efectiva e consistentemente estruturada das TIC no contexto escolar. Com esse propósito, e em parceria com um conjunto de professores de diferentes disciplinas do 8° ano de escolaridade, foi desenhada e implementada a plataforma tecnológica A Turma do Vasquinho. Na segunda fase, e tendo por base um conjunto de procedimentos metodológicos diversificados, de entre os quais se destacam o questionário, a entrevista semi-estruturada, a observação directa e a análise documental, procurou-se analisar o modo como os alunos, os seus encarregados de educação e os professores avaliavam o impacto da intervenção educativa realizada e materializada e, consequentemente, a integração das TIC na dinâmica escolar. Da evidência recolhida emergiram indicadores substantivos que permitem inferir que as TIC poderão, de facto, ver actualizado aquele que, a nosso ver, constitui o seu maior valor pedagógico acrescentado: o potencial de inovação educativa que poderá transformar a forma como os actores educativos (alunos, professores e encarregados de educação, nomeadamente) aprendem, sentem e vivem a escola. ### Abstract - The present study is the result of a research made in a primary education private school in Portugal. It was intended to study the practical use of the potentialities of the Information and Communication Technologies (ICT) by the school community, namely the teachers, the pupils of the eighth grade and their parents. In order to achieve this purpose, we started with the following question-guide: In what way can the educative potentialities of the ICT help to transform the school? The aims of this research that appeared to be more relevant were, in concrete, the following ones: l) to inquire into the availability of the computer science resources and environments of the teachers and parents in the school in study; 2) to examine the conceptions that the teachers, students and their parents of the same school demonstrated about the use of the Information and Communication Technologies (ICT) in the school environment; 3) to perceive how the school community evaluated the introduction of the computer science platform, called A Turma do Vasquinho, in the school dynamics; 4) to analyse if the use of the computer science platform, called A Turma do Vasquinho seemed to stimulate the teacher class for the development of technological abilities; and 5) to understand in which way the integration of the computer science platform, called A Turma do Vasquinho is able to stimulate the formation of communities. This research is set on a range of procedures mixing research through a quantitative-qualitative complementary view and represents a methodological approach that, in global terms, is similar to a case study even though with an intervening character. The empirical study implied, in detail, two long methodological stages. The first one had as its main purpose the actual and consistently structured introduction of the ICT in the school context. With this purpose, and in a partnership with a group of teachers who teach different subjects to the eighth grade of primary education, a computer science platform, called A Turma do Vasquinho, was drawn and implemented. In the second stage, and based on a set of diversified methodological procedures, among which there stood the questionnaire survey, the direct observation and the half-structured interview, we tried to analyse the way the pupils, their parents and the teachers were evaluating the impact of the educational intervention taking place and, consequently, the integration of the ICT in the school dynamics. From the evidence found there have emerged substantive indicators which allow us to conclude that the ICT will actually be able to make come true their most precious pedagogical added value, in our opinion: the potential for educational innovation which may transform the way how the education partners (pupils, teachers and parents) learn, feel and live their school life.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12313
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Paulo Jorge Ramalho da Cunha - Tese doutoramento - 170 313.pdf52.64 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois