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http://hdl.handle.net/10174/12225
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Title: | Aspetos de interpretação na música para saxofone na obra de Daniel Schnyder |
Authors: | Marques, Mário Dinis |
Advisors: | Lopes, Eduardo |
Keywords: | Daniel Schnyder Third Stream Saxofone Interpretação Espectrogramas Daniel Schnyder Third Stream Saxophone Interpretation Spectrograms |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Refém de uma dicotomia na forma de tocar, o saxofone tem vindo desde a sua
criação a percorrer um caminho de convergência num consequente estreitar de
diferentes abordagens técnicas e interpretativas que definem quer a escola
clássica quer o jazz. Com a multiplicação de géneros musicais e uma prolífera
produção de compositores motivados para essa inclusão de géneros, torna-se
fundamental definir em que medida e com que critérios, é também necessária
uma atitude inclusiva de escolas, na técnica de execução interpretativa deste
novo género. Através deste estudo deu-se provimento a essa necessidade,
com uma análise dos padrões de execução de técnicas variadas, na obra de
um compositor e saxofonista de géneros inclusivos com inúmeras referências
de múltiplos quadrantes musicais: Daniel Schnyder. Pretendeu-se porém
encontrar não uma metodologia de interpretação, mas um critério para a
utilização de ferramentas interpretativas, que de alguma forma orientam para
uma interpretação inclusiva do género musical; Aspects of interpretation in music for Saxophone in the work of Daniel
Schnyder
### Abstract:
Historically, the saxophone has been caught up in the conflicting approaches
concerning technique and interpretation that defines the schools of classical
and jazz music. Because many composers were motivated to try and reconcile
these differences, culminating in the Third Stream movement, it is essential to
target what criteria is required to understand the inclusive attitude of technical
execution and musical interpretation of this new genre. This thesis was initiated
to fulfill this need by analyzing the patterns of execution of various techniques,
in the musical works of composer and saxophonist Daniel Schnyder.
Consequently, this study was not intended to find a methodology of
interpretation, but a criterion to decide which interpretive tools are necessary to
create the inclusive interpretation of this genre. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12225 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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