Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12107
|
Title: | Museus e escolas: os serviços educativos dos museus de arte moderna e contemporânea, um novo modo de comunicação e formação |
Authors: | Oliveira, Maria Genoveva Moreira |
Advisors: | Brigola, João Rodrigues, Paulo |
Keywords: | Museus de arte moderna e contemporânea Escolas Comunicação Serviços educativos Educação artística Museums of modern and contemporary art Schools Communication Educational departments Arts education |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A parceria escola-museu é uma relação importante. A maioria das pessoas fazem a
sua primeira visita a um museu com um grupo escolar e essas experiências iniciais ajudam
a moldar as suas atitudes para com os museus. Esta parceria assume um novo significado
à medida que a nossa sociedade expande a sua definição de "educação"para descrever
um processo de desenvolvimento permanente de conhecimentos, competências e carácter
que ocorre não apenas no espaço da sala de aula, mas numa variedade de contextos
formais e informais. Museus e escolas figuram nessa rede de aprendizagem e há muito
que têm trabalhado juntos em direcção a metas comuns de educação. Esta tese de
doutoramento focaliza a questão sugerindo que, para alcançar o potencial da parceria, os
educadores do museu e os professores devem desenvolver uma compreensão mais
aprofundada da natureza do ambiente do museu de aprendizagem, como ela difere da sala
de aula e como as duas definições são complementares; ### Abstract:
The museum-school partnership is an important institution. Most people make their
first visit to a museum with a school group, and these experiences help to shape their
attitudes toward museums. This partnership takes on new significance as our society
expands its definition of "education" to describe a lifelong process of developing knowledge,
skills, and character that takes place not just in the classroom, but in a variety of formal and
informal settings. Museums and schools both figure in this learning network, and they have
long worked together toward common educational goals. This doctoral tesis recommended
that to achieve the potential of the partnership, both museum educators and teachers
should develop a fuller understanding of the nature of the museum learning environment,
how it differs from the classroom, and how the two settings are complementary. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12107 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|