Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12020

Title: A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação
Authors: Correia, Ana Paula
Fialho, Isabel
Sá, Virgínio
Editors: Fialho, Isabel José
Verdasca, José
Cid, Marília
Favinha, Marília
Keywords: avaliação de escolas
melhoria educativa
constrangimentos
mudança
Issue Date: Oct-2014
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citation: Correia, A. P.; Fialho, I. & Sá, V. (2014). A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação. In I. Fialho; J. Verdasca; M. Cid & M. Favinha (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola, (pp.147-164). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8339-20-1)
Abstract: A problemática da avaliação das organizações escolares tem vindo a ocupar um lugar de destaque na agenda das políticas educativas, onde os processos de avaliação externa e de autoavaliação são apontados como instrumentos decisivos para a melhoria da qualidade do serviço educativo e para o desenvolvimento da escola. Este texto apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em curso, que se propôs averiguar de que modo o programa de Avaliação Externa das Escolas promove o desenvolvimento nas escolas de dinâmicas e práticas de autoavaliação que sustentam a elaboração de planos de ação para a melhoria e possibilitam a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. No presente estudo restringe-se a abordagem e procura-se conhecer e refletir sobre os significados atribuídos pelos atores quanto à influência dos processos avaliativos nos processos de mudança, bem como, identificar os constrangimentos inte rnos e externos que se colocam à ocorrência de mudanças na escola na sequência dos processos avaliativos. Com estes objetivos foram realizadas um conjunto de entrevistas a diversos atores da comunidade educativa das diversas escolas em estudo. Os seus discursos tendem a evidenciar que as escolas, como organizações,possuem um papel crucial na implementação da melhoria educativa, sendo que as mudanças educativas dependem na sua implementação das condições organizacionais e da forma como os atores educativos, nos diversos contextos organizacionais, desenvolvem a capacidade interna de mudança, nem sempre coincidente com as prescrições externas para a mudança./ The thematic of evaluation of school organizations have come to occupy a prominent place in the educational policies, where the processes of self -evaluation and external evaluation are seen as crucial instruments to improving the quality of educational services and the development of school agenda. This paper presents partial results of a wider research in progress which are proposed to find out how the program and the External Evaluation of Schools in schools promotes the development of dynamic and self-evaluation practices that support the development of action plans for improvement and enable school improvement. It is inserted into an investigation of essentially qualitative nature mother and opts for a multiple case study. In the present study restricts itself to approach and endeavors to meet and reflect on the meanings attributed by actors about the influence of evaluative processes in the change process, as well as identifying the internal and external constraints to the occurrence of changes in school following the evaluation process. With these objectives a series of interviews with various stakeholders in the educational community of the various schools in the study were performed. His speeches tend to show that schools as organizations have a crucial role in the implementation of educational improvement, and educational changes depend on the implementation of the organizational conditions and how the educational actors in different organizational contexts, develop internal capacity for change, not always coincident with the external prescriptions for change.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12020
ISBN: 978-989-8339-20-1
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Livros
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