|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12020
|
Title: | A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação |
Authors: | Correia, Ana Paula Fialho, Isabel Sá, Virgínio |
Editors: | Fialho, Isabel José Verdasca, José Cid, Marília Favinha, Marília |
Keywords: | avaliação de escolas melhoria educativa constrangimentos mudança |
Issue Date: | Oct-2014 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Correia, A. P.; Fialho, I. & Sá, V. (2014). A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade
da educação. In I. Fialho; J. Verdasca; M. Cid & M. Favinha (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria da
escola, (pp.147-164). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
(ISBN: 978-989-8339-20-1) |
Abstract: | A problemática da avaliação das organizações escolares tem vindo a ocupar um
lugar de destaque na agenda das políticas educativas, onde os processos de
avaliação externa e de autoavaliação são apontados como instrumentos decisivos
para a melhoria da qualidade do serviço educativo e para o desenvolvimento da
escola.
Este texto apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, em
curso, que se propôs averiguar de que modo o programa de Avaliação Externa das
Escolas promove o desenvolvimento nas escolas de dinâmicas e práticas de
autoavaliação que sustentam a elaboração de planos de ação para a melhoria e
possibilitam a melhoria da escola. Trata-se de uma investigação inserida numa
matriz de cariz essencialmente qualitativa e opta pelo estudo de casos múltiplos. No
presente estudo restringe-se a abordagem e procura-se conhecer e refletir sobre os
significados atribuídos pelos atores quanto à influência dos processos avaliativos
nos processos de mudança, bem como, identificar os constrangimentos inte rnos e
externos que se colocam à ocorrência de mudanças na escola na sequência dos
processos avaliativos. Com estes objetivos foram realizadas um conjunto de
entrevistas a diversos atores da comunidade educativa das diversas escolas em
estudo. Os seus discursos tendem a evidenciar que as escolas, como organizações,possuem um papel crucial na implementação da melhoria educativa, sendo que as
mudanças educativas dependem na sua implementação das condições
organizacionais e da forma como os atores educativos, nos diversos contextos
organizacionais, desenvolvem a capacidade interna de mudança, nem sempre
coincidente com as prescrições externas para a mudança./ The thematic of evaluation of school organizations have come to occupy a
prominent place in the educational policies, where the processes of self -evaluation
and external evaluation are seen as crucial instruments to improving the quality of
educational services and the development of school agenda.
This paper presents partial results of a wider research in progress which are
proposed to find out how the program and the External Evaluation of Schools in
schools promotes the development of dynamic and self-evaluation practices that
support the development of action plans for improvement and enable school
improvement. It is inserted into an investigation of essentially qualitative nature
mother and opts for a multiple case study. In the present study restricts itself to
approach and endeavors to meet and reflect on the meanings attributed by actors
about the influence of evaluative processes in the change process, as well as
identifying the internal and external constraints to the occurrence of changes in
school following the evaluation process. With these objectives a series of interviews
with various stakeholders in the educational community of the various schools in the
study were performed. His speeches tend to show that schools as organizations
have a crucial role in the implementation of educational improvement, and
educational changes depend on the implementation of the organizational conditions
and how the educational actors in different organizational contexts, develop internal
capacity for change, not always coincident with the external prescriptions for
change. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12020 |
ISBN: | 978-989-8339-20-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros PED - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|