|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11928
|
Title: | Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
Authors: | Silvestre, Maria José Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Fialho, Isabel José Verdasca, José Cid, Marília Favinha, Marília |
Keywords: | avaliação externa escolas relatórios resultados efeitos |
Issue Date: | Oct-2014 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Silvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares
e na qualidade do serviço educativo prestado. In I. Fialho; J. Verdasca; M. Cid & M. Favinha (Orgs.). Políticas
educativas, eficácia e melhoria da escola, (pp.103-122). Évora: Centro de Investigação em Educação e
Psicologia da Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8339-20-1) |
Abstract: | O trabalho que apresentamos integra a tese de Doutoramento da primeira autora.
Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo»,
para, a partir da análise dos relatórios, procurarmos respostas para a questão
central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos
resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado?.
Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo das entrevistas
semiestruturadas levadas a cabo em 10 unidades orgânicas do Alentejo, avaliadas
externamente em 2006/2007, juntamente com o cruzamento dos dados que a leitura
dos relatórios da AEE possibilitou.
Os principais resultados evidenciam que, em geral, os relatórios produzem impactos
e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um
instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria
contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que
surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no
que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2)
Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de organização alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e
3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do
processo da Avaliação Externa./ The work we present is part of the PhD thesis of the first author. We focused on the
areas 'Results' and 'Provision of Educational Services', for, from the analysis of the
reports, we seek answers to the central question: What were the effects of the
External Evaluation of Schools (EES) operated in educational outcomes and the
quality of the educational service provided?.
Methodologically, we carried out a content analysis of semi-structured interviews
conducted in 10 schools in the Alentejo, externally evaluated in 2006/2007,
proceeding to the intersection of the data from the reports of the EES.
The main results show that, in general, the reports produce some impacts and have
mostly positive effects, generally assumed to be an enhancer of school and self -
regulation of learning and continuous improvement tool, covering three major
aspects: 1) Knowledge of changes in schools that emerged as a result of the
process of External Evaluation (EES), in relation to the "Results" and "Provision of
Educational Services; 2) Identification of the patterns of change recorded in the
schools, enhancers of efficiency, effectiveness and organizational quality; and 3)
Explanation of differences and / or similarities caused by the impact of the process
of external assessment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11928 |
ISBN: | 978-989-8339-20-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros PED - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|