Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11883

Title: As parcerias educativas e o empreendedorismo enquanto instrumentos de optimização dos observatórios de diagnóstico de necessidades educativas, formativas e culturais: a internacionalização como contexto de desenvolvimento da educação
Authors: Bucha, Agostinho Manuel de Inácio
Advisors: Barbosa, Luís Marques
Keywords: As parcerias educativas e o empreendedorismo
Desenvolvimento da educação
A escola como organização
Pedagogia empreendedora
Issue Date: Jun-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Resumo - O empreendedorismo não é só um conceito de negócio, mas um conceito de vida, na medida em que faz parte de um conjunto de transformações que ajudam a construir um desenvolvimento que não pode ser obtido a qualquer preço, mas deverá ser sustentável, ou seja, deve oferecer mais e melhor qualidade de vida ao ser humano, que hoje é encarado como capital humano. Ser empreendedor não se limita a criar empresas ou um posto de trabalho directo, é também saber criar valor para a sociedade, já que o empreendedorismo tem que surgir de dentro da pessoa que avaliará como é que poderá ajudar a concretizar melhor os objectivos. Esta relação alargada e reflexiva pressupõe que o empreendedorismo consiga ligar as ciências da educação às ciências empresariais e outras ciências. Construir um sistema de educação e de formação adaptados para o empreendedorismo pressupõe saber integrar as escolas com as outras organizações enquanto observatórios de necessidades a preencher numa lógica de parcerias a nível local, regional, nacional e internacional. Ao longo do trabalho de investigação, a minha função associou duas vertentes: o professor e o formador, que foram desenvolvendo uma pedagogia de ajuda à pessoa que se está formando de modo a desenvolver um processo de aprendizagem em empreendedorismo, em que se fomente a existência de um ambiente favorável ao crescimento e consolidação do espírito empreendedor. ### Resumen - El emprendurismo no es solo un concepto de negocio, pero un concepto de vida, una vez que hace parte de un conjunto de cambios que ayudan a construir un desarrollo que no puede ser obtendo a cualquier precio, pero deberá ser sostenible, o sea, debe ofrecer más y mejor calidad de vida al ser humano, que hoy por hoy es encarado como capital humano. Ser emprendedor no se limita a crear empresas o un puesto de trabajo directo, es también saber crear valor para Ia sociedad, ya que el emprendurismo tiene que surgir de dentro de una persona que evaluará como podrá ayudar a concretas mejor los objetivos. Esta relación alargaria y reflexiva presupone que el emprendurismo consiga conectar Ias ciencias de la educación con Ias ciencias empresariales y otras ciencias. Construir un sistema de educación y de formaciM adaptados para el emprendurismo presupone saber integrar Ias escuelas, con otras organizaciones como observatorios de necesidades a completar según una lógica de partenariados a nível local, regional, nacional e internacional. AI largo de la investigación, mi fimción asoció dos vertientes: el profesor y el formador, que han desarrollado una pedagogia de ayuda â la persona que se está formando de forma a desarrollar un proceso de aprendizaje en emprendurismo donde se fomente la existencia de un ambiente favorable al crecimiento y consolidación de lo espirito emprendedor. ### Abstract - Entrepreneurship is not only a business concept but also a life concept, as it is part of a set of changes that help build a development which cannot be achieved at any price, but which should be sustainable, that is, it should offer more and a better quality of life to the human being. Being an entrepreneur isn't just about creating enterprises or a direct job, it is also being able to create values to the society, as entrepreneurship must come from within the person that will assess in what way he will be able to help better achieve his aims. This enlarged and conscious relationship implies a link between entrepreneurship and the sciences of education to the enterprising sciences, as well as other sciences. Building a system of education and instruction adapted to entrepreneurship implies knowing how to integrate schools and other organizations as observatories of needs to fulfil under partnerships at a local, regional, national and international level. Throughout my research, I have aimed at two different aspects: the teacher and the instructor, and both have developed pedagogy of helping the learner develop a learning process within entrepreneurship, where a favourable atmosphere of growth and consolidation of the entrepreneur spirit is promoted.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11883
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Agostinho Manuel de Inácio Bucha - Tese doutoramento - 171 886.pdf9.93 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois