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http://hdl.handle.net/10174/11860
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Title: | Palcos de conhecimento, espaços de transformação: contributos da metodologia sociodramática para a formação dos educadores sociais |
Authors: | Veiga, Sofia |
Advisors: | Franco, Vítor Bertão, Ana |
Keywords: | Educação social Contributos da metodologia sociodramática Formação dos educadores sociais Sociodrama Psicoterapia de grupo Psicologia Social |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objecto deste estudo ë o Sociodrama enquanto metodologia de formação no âmbito das unidades curriculares de Formação Pessoal e Social e de Psicologia Social e Dinâmica de Grupo do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Recorrendo a uma investigação de carácter qualitativo, pretendemos perceber como esta metodologia contribui para a promoção do desenvolvimento pessoal, social e profissional dos formandos e compreender como se desenvolve a dinâmica destes grupos particulares.
Iniciámos esta incursão com a contextualização e a conceptualização teórica no âmbito da Educação Social, descobrindo as suas origens e evolução, e clarificando as suas perspectivas, conceitos, profissionalidade e âmbitos de acção. Depois, partimos para o enquadramento do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, focalizando-nos, em particular, nas suas preocupações com a formação do educador social enquanto pessoa. Uma vez que a formação dos indivíduos se faz com os outros e, essencialmente, no seio de grupos, e como os alunos, futuros educadores sociais, vão trabalhar fundamentalmente em grupo e com grupos, são explicitados, entre outros aspectos, as funções, os processos e os mecanismos dos grupos. Concluímos o enquadramento teórico com a abordagem do Sociodrama. Revisitámos, então, os principais princípios e conceitos da teoria Moreniana, a sua praxis e a sua mobilização em contextos educativos, em particular no Ensino Superior.
O estudo empírico incide sobre quatro percursos e histórias co-construídas ao longo dos dois anos curriculares. Nas experiências sociodramáticas das turmas A e C, na unidade curricular de Formação Pessoal e Social, e das turmas B e D, na unidade curricular de Psicologia Social e Dinâmica de Grupo, descobrimos de que forma os diálogos estabelecidos, as cenas montadas e as técnicas mobilizadas, em cada aula e ao longo da viagem comum, permitiram que cada elemento do(s) grupo(s), e o(s) grupo(s) no seu todo, aumentasse(m) o conhecimento sobre si próprio(s) e sobre os outros, tomassem) consciência de algumas dinâmicas relacionais e comunicacionais, perspectivasse(m) algumas mudanças necessárias a uma vivência mais harmoniosa e plena dos seus papéis e clarificasse(m) questões relativas à identidade e ao exercício profissional. Cruzámos, de seguida, as realidades e as significações com que nos deparámos e descobrimos denominadores comuns por detrás das vivências especificas de cada turma e de cada elemento.
Observámos que a metodologia sociodramática, ao (re)criar uma pluralidade de situações e de problemas, ao potenciar a abertura a múltiplas perspectivas, formas de sentir e de agir e a busca criativa e reflexiva de soluções para gerir ou resolver as situações em jogo, favorece o desenvolvimento da flexibilidade e da espontaneidade essenciais na vida dos sujeitos e na formação e prática profissional do educador social. Através desta metodologia, os alunos de Educação Social puderam adquirir, vivencialmente e com os outros, um "saber", um "saber-fazer", um "saber-ser" e um "saber-estar" essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e social e para a construção da identidade profissional.
Esta viagem termina com uma sistematização das principais conclusões deste estudo e com a abertura de pistas para outras explorações, esperando que o nosso encontro com outros sonhos, seja fonte de coragem para sonhar e de ousadia para tentar, com criatividade e espontaneidade, ir sempre mais além.
### Abstract - The object of this study is Sociodrama as a training methodology, considered in the framework of courses in Social and Personal Training and Social and Dynamic Group Psychology taught as part of the degree in Social Education at the Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Portugal). Through research of a qualitative nature, this thesis inquires into the relevance of such methodology for promoting the trainees' personal, social and professional development, and promotes a better understanding of the dynamics proper to particular groups.
At the outset, the thesis reviews key theoretical contexts and concepts in the field of Social Education; it probes into the discipline's origins and evolution, and clarifies its perspectives and concepts, its professional and operative range. Next, it considers the framework defined by the degree in Social Education at ESE / IPP, focusing in particular on its guiding concern with training the social educator as a person. The functions, processes and mechanisms that are proper to groups are given particular attention – since individuals are trained on the basis of their relations to others, and (crucially) in group contexts; and the students, as future social educators, will primarily work as a group and with a variety of groups. The theoretical framework of this study becomes complete with a discussion of Sociodrama; the key principles and concepts of Morenian theory are duly considered, as well as its praxis, and its applications in educational contexts, with a particular emphasis on higher education.
The empirical study bears on four trajectories, four co-developed stories as they unfolded over two academic years, involving the sociodramatic experiments pursued with groups A and C of the Social and Personal Training course, and groups B and D of the Social and Dynamic Group Psychology course. The dialogues, staged scenes and applied techniques that mobilised those students allowed each individual and each group to expand their knowledge of themselves and others, to become aware of some relational and communicational dynamics, to envisage some of the changes required by a fuller and more harmonious enactment of their roles, and to clarify issues that relate to their identity and future professional performance. The realities and forms of signification that we encountered in the process were made to intersect, and this allowed us to discover common denominators that underlie the specific experience of each group and individual involved.
we have observed that the sociodramatic methodology promotes the flexibility and spontaneity that are essential in the experience of selves in general, as much as in the training and professional praxis of a social educator; its potential resides in the ability to (re)create a plurality of situations and problems, accommodate a variety of perspectives, perceptions and actions, and stimulate a creative and reflective search for adequate approaches to any given situation. Through this methodology, students of Social Education have managed to acquire, experientially and by relating to others, a knowledge that becomes embedded in identity, action, and relations, and proves decisive for their personal, social and professional development.
The trajectory of this study culminates in a systematisation of its main conclusions, and also in the delineation of further pathways for research, in the hope that a recognition of other challenges will itself be a source of the courage, creativity and spontaneity that will allow us to move beyond the present academic venture. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11860 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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