Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11762

Title: Perspectivas metodológicas inovadoras para a Ciência da Informação: dois estudos desenvolvidos no âmbito do programa de doutoramento da Universidade de Salamanca
Authors: Freitas, M. Cristina V. de
Simões, M. da Graça de Melo
Editors: Pulgarín Guerrero, A.
Vivas Moreno, A.
Keywords: Investigação em Ciência da Informação
Relato de experiência
Análise terminológica
Análise concetual
Análise fundamentada nos dados
Issue Date: 2011
Publisher: Departamento de Información y Comunicación de la Universidad de Extremadura
Citation: Freitas, M. Cristina V. de, & Simões, M. da Graça de Melo. (2011). Perspectivas metodológicas inovadoras para a Ciência da Informação: dois estudos desenvolvidos no âmbito do programa de doutoramento da Universidade de Salamanca. In A. Pulgarín Guerrero, & A. Vivas Moreno (Coords.), Límites, fronteras y espacios comunes: encuentros y desencuentros en las Ciencias de la Información. Badajoz: Departamento de Información y Comunicación de la Universidad de Extremadura. pp. 438-448.
Abstract: Nesta comunicação, relatamos os aspectos metodológicos relevantes em duas experiências de investigação desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Salamanca (Espanha). O primeiro estudo, intitulado “Representação e evolução do conceito Etnia na Classificação Decimal Universal”, analisou o comportamento deste sistema relativamente à representação da dinâmica sociocultural do século XX, no que respeita ao conceito Etnia. O seu principal propósito foi aferir até que ponto podemos considerar a CDU um sistema de classificação imparcial, por isso fiável, no que respeita à representação e recuperação da informação. O segundo estudo, intitulado “A Arquivística sob o signo da mudança: cenários arquivísticos (re) desenhados pelo documento electrónico”, analisou os impactos gerados pelo documento electrónico na teoria e na prática da Arquivística Contemporânea, sublinhando o seu significado geral para a comunidade arquivística actual. As duas investigações têm em comum o facto de se sustentarem num desenho projectado, de natureza qualitativa. No primeiro caso, trata-se de um estudo crítico das classificações bibliográficas, à luz de um conceito complexo e evolutivo: Etnia. Os fenómenos foram primeiramente observados e descritos; posteriormente, foram efectuadas as análises terminológicas e conceptuais pertinentes. No segundo caso, trata-se de um estudo analítico, com vista à construção de teoria. O estudo inicia-se por uma exaustiva e extensiva pesquisa e selecção bibliográfica, prossegue pela análise sistematizada e aprofundada dos dados, apoiada pela Teoria Fundamentada, e culmina no desenvolvimento de explicações teóricas, baseadas em evidências empíricas. Em conclusão, as duas investigações adoptam um fio analítico comum: a inovação metodológica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11762
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Freitas_Simoes_EDICIC_2011.pdf507.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois